30 abril 2019

Luto no samba: Morre a cantora Beth Carvalho aos 72 anos



Madrinha do Samba e um dos maiores nomes da música brasileira, Beth Carvalho estava internada no Rio desde janeiro

Por Redação*
Autora de verdadeiros “hinos” da música brasileira como “Andança” e “Coisinha do pai”, a cantora e compositora Beth Carvalho morreu no final da tarde desta terça-feira (30), aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A Madrinha do Samba estava internada Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul da cidade, desde o início de 2019. A causa da morte ainda não foi divulgada.
“Nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17:33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de “Andança”, até chegar a Marte com “Coisinha do Pai”, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento”, diz uma nota divulgada por Afonso Carvalho, empresário da cantora.
Desde 2009 Beth Carvalho vinha lutando contra fortes dores na coluna. Com 50 anos de carreira, ela chegou, nos últimos meses, até mesmo a fazer shows deitada.
Madrinha de sambistas conhecidos como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, a cantora, além de sua atuação na música, tinha firme posicionamento político à esquerda. Admiradora do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez e ex-eleitora de Leonel Brizola, Beth Carvalho chegou, em 2018, a gravar um samba em homenagem ao ex-presidente Lula, que havia acabado de ser preso. Relembre aqui.

Nenhum comentário: