17 abril 2019

Nota do PT sobre a saída do Brasil da Unasul



O Partido dos Trabalhadores repudia veementemente a saída do Brasil da União das Nações Sul-americanas (Unasul) justificada por argumentos torpes pelo atual governo brasileiro. A Unasul foi criada em 2008 por iniciativa dos governos da região com participação dos doze países sul-americanos para promover a integração econômica, social, cultural e política entre seus membros. Na qualidade de espaço de concertação entre os países, criou seu Conselho de Defesa e reafirmou a região como zona de paz.

A nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores indica o Foro para o Progresso da América do Sul (PROSUL) como substituição da Unasul. De acordo com o documento, o PROSUL exigirá como requisitos essenciais de seus membros “a plena vigência da democracia e o respeito aos direitos humanos”.

Muito nos impressiona o governo de Jair Bolsonaro corroborar com tal argumento na mesma semana em que o presidente extingue por decreto “conselhos, comitês, comissões, grupos, juntas, equipes, mesas, fóruns, salas e qualquer outra denominação dada ao colegiado” federais com atuação da sociedade civil. Cabe também lembrar a falta de apreço deste governo pelos direitos humanos, com declarações racistas, xenófobas, LGBTIfóbicas de Bolsonaro.

Repudiamos veementemente a saída do Brasil da Unasul e sua substituição pelo PROSUL. Ao tomar mais essa decisão equivocada, demonstra a subordinação da política externa a interesses alheios à soberania nacional.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais

Nenhum comentário: