10 julho 2019

Perdemos Paulo Henrique Amorim (1942-2019), o patrono da blogosfera



Por Fernando Brito*
Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, nasceu há 20 anos, não como blog, mas como um talk-show na TV Cultura, em 1.999.
Mas virou blog anos depois e, com a visibilidade que lhe dava a longa e vitoriosa carreira de Paulo Henrique Amorim , seu afiado conversador, abriu a trilha da blogosfera progressista.
Inclusive para este Tijolaço, que ajudou a tornar conhecido reproduzindo, com frequência, meu artigos e análises.
Ainda não é a hora de falar do jornalista que foi, recém-apanhado pela notícia de sua morte. Prefiro falar de quem, por mais de dez anos, comigo compartilhou ideias, angústias e análises.
Com quem, de longe e com raríssimos encontros que não fossem pelo telefone, eu confiava para falar-lhe do que estava apurando e receber, de sua experiência de mais de 50 anos de jornalismo, orientações e dicas de como seguir em frente.
Semana passada, o clima de fascismo em que mergulhamos armou a última trampa para PHA: afastá-lo do Domingo Espetacular, que comandava há quase 13 anos na Record. Era o dízimo que a emissora de Edir Macedo dava ao governo bolsonarista.
Talvez isso tenha acelerado o abalo que fez, hoje, parar seu coração.
Mas ainda assim, ele aguentou, com elegância, a mesma que ostentava no lenço sempre cuidadosamente arrumado no bolsinho do paletó.
O ansioso blogueiro, como a si chamava, agora é, para sempre, um amigo navegante. Por outros mares, para onde todos iremos.
*Jornalista, Editor do Blog Tijolaço (fonte desta postagem).
...

**Nota do Editor do Blog: Perda irreparável para o jornalismo independente, para a cidadania, para a 'mídia livre' - ou 'blogosfera', da qual PHA foi um dos pioneiros e dos mais destacados ativistas. Foi também o criador do termo PiG - Partido da Imprensa Golpista. Com uma legião de leitores e seguidores no seu irreverente e corajoso 'Conversa Afiada', era admirado pelos companheiros e, da mesma forma - e até com maior intensidade, odiado pelos reacionários, golpistas e fascistas. (Não por acaso Edir Macedo, 'Il capo di tutti capi' da tv Record 'pagou pedágio' para o bolsonarismo e o retirou recentemente do comando do programa Domingo Espetacular).
No governo Tarso Genro (PT e Frente Popular-RS que, com muita honra, integrei durante dois anos), tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente durante o lançamento (em maio de 2011) do Gabinete Digital do governador, no Palácio Piratini (foto acima***), quando discutimos, além da conjuntura política adversa que já estava se anunciando (início do primeiro governo Dilma), a delicada - e necessária - questão da Regulação da Mídia - e os rumos do Movimento Mídia Livre, que integrávamos... 
-Companheiro Paulo Henrique Amorim, sua perda é irreparável - para a democracia, para o jornalismo de combate, para a Resistência. Mas seguiremos seu exemplo!
-Companheiro PHA: Presente!  #Alutasegue!!!
....

***Foto: No lançamento do Gabinete Digital (Governo Tarso Genro, no Palácio Piratini - Porto Alegre/RS, 2011), a foto (gentilmente cedida pela Carina Kunze, do Blog Spogliando il Mondo)  mostra os blogueiros Carla Kunze (Blog Café & Aspirinas), Paulo Henrique Amorim (Blog Conversa Afiada), Sr. Cloaca (Blog Cloaca News) e este blogueiro, Editor do Blog do Júlio Garcia e O Boqueirão Online.

Nenhum comentário: