12 julho 2019

Sobre a contrarreforma da Previdência ... e a perda dos bravos PHA e Chico de Oliveira (Coluna C&A)



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 167


Por Júlio Garcia**

*Pois a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, em 1º turno (foram 379 favoráveis e 131 contrários) a famigerada Reforma da Previdência - PEC 6/19, que deixará, caso seja aprovada em 2º turno e, após, também no Senado – os pobres ainda mais longe da tão sonhada aposentadoria, além de outras maldades que traz para os trabalhadores, principalmente os de baixa renda.

*Vejam como votaram os deputados gaúchos: À favor da Reforma (Sim): Afonso Hamm (PP), Alceu Moreira (MDB), Bibo Nunes (PSL), Carlos Gomes (PRB), Daniel Trzeciak (PSDB), Danrlei (PSD), Darcísio Perondi (MDB), Giovani Cherini (PL), Giovani Feltes (MDB), Jerônimo Goergen (PP), Liziane Bayer (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Marcel van Hattem (Novo), Marcelo Moraes (PTB), Márcio Biolchi (MDB), Marlon Santos (PDT), Maurício Dziedricki (PTB), Nereu Crispim (PSL), Onyx Lorenzoni (DEM), Pedro Westphalen (PP), Sanderson (PSL) e Santini (PTB). Votaram contra a Reforma (Não): Afonso Motta (PDT), Bohn Gass (PT), Fernanda Melchionna (PSol), Heitor Schuch (PSB), Henrique Fontana (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Paulo Pimenta (PT) e Pompeo de Mattos (PDT). – É bom os eleitores anotarem ... e guardarem bem esses nomes... que deverão ser devidamente lembrados nas próximas eleições.

*Semana fatídica esta, realmente nada à comemorar. Como se não bastasse o avanço na Câmara dos Deputados da contra-Reforma contra os trabalhadores e a maioria do povo, tivemos duas grandes perdas: o sociólogo, escritor e companheiro de lutas Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, e o jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim (PHC).

*A morte de Paulo Henrique Amorim (ocorrida na manhã desta quarta-feira, vítima de um enfarto fulminante) é uma perda irreparável para o jornalismo independente, para a cidadania, para a 'mídia livre' - ou 'blogosfera', da qual PHA foi um dos pioneiros e dos mais destacados ativistas. Foi ele também o criador do termo PiG - Partido da Imprensa Golpista (como referia-se à grande mídia conservadora e hegemônica). Com uma legião de leitores e seguidores no seu irreverente e corajoso blog 'Conversa Afiada', era admirado pelos companheiros e, da mesma forma - e até com maior intensidade, odiado pelos reacionários, golpistas e fascistas. (Não por acaso Edir Macedo, 'Il capo di tutti capi' da tv Record 'pagou pedágio' para o bolsonarismo e o retirou recentemente do comando do programa Domingo Espetacular).

*Durante o governo Tarso Genro (PT e Frente Popular-RS que, com muita honra, integrei durante dois anos), tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente (foto acima) quando do lançamento (em maio de 2011) do Gabinete Digital do Governador, no Palácio Piratini, em Porto Alegre). Na oportunidade discutimos, além de temas ligados a conjuntura política adversa que já estava se anunciando (era início do primeiro governo Dilma e os boicotes que já se faziam sentir, articulados pela oposição raivosa e incensados pela dita grande mídia) a delicada - e necessária - questão da Democratização e Regulação da Mídia - e os rumos do Movimento Mídia Livre, que integrávamos...

*Sem nenhuma dúvida, com a morte de Paulo Henrique Amorim (ainda mais nestes tempos sombrios que estamos vivendo) perde também a cidadania, a democracia, o jornalismo de qualidade – e de combate! Uma baixa significativa para a Resistência. Mas seguiremos sua caminhada. #Alutasegue!
...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 12/07/2019.
...
Foto: No lançamento do Gabinete Digital (Governo Tarso Genro, no Palácio Piratini - Porto Alegre/RS, 2011), a foto (gentilmente cedida pela Carina Kunze, do Blog Spogliando il Mondo)  mostra os blogueiros Carla Kunze (Blog Café & Aspirinas), Paulo Henrique Amorim (Blog Conversa Afiada), Sr. Cloaca (Blog Cloaca News) e este blogueiro, Editor do Blog do Júlio Garcia O Boqueirão Online.

Nenhum comentário: