17 dezembro 2019

Coluna C&A - nº 179



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 179


Por Júlio Garcia**

*O Partido dos Trabalhadores de Santiago/RS (PT) realizou, na última sexta-feira, 06/12, uma importante Reunião/Jantar (foto) com os integrantes de seu novo Diretório e Executiva Municipal (recentemente empossados). O evento ocorreu na Associação dos Inativos da Brigada Militar de Santiago (Greminho). Estiveram presentes as principais lideranças do partido no município, dezenas de filiados e militantes. Antes do Jantar de Confraternização houve um Ato Político que analisou a conjuntura, as eleições do próximo ano, celebrou a liberdade do ex-Presidente Lula e discutiu a continuidade da luta pela anulação do processo fraudulento e da condenação injusta que o mesmo sofreu, capitaneada pelo ex-juiz Moro e seus aliados da malfadada ‘República de Curitiba’ e do TRF-4.
...
*Mas a farsa judicial/midiática montada especialmente contra Lula está sendo rapidamente desmascarada. Além das revelações das conversas promiscuas e criminosas realizada pelo então juiz Moro com Procuradores de Curitiba, dentre outros, divulgadas pelo site The Intercept e outros veículos midiáticos, a Justiça do DF absolveu Lula, Dilma e outros petistas de um processo oriundo de denúncia do ex-procurador Janot (aquele que confessou ter tentado matar com um tiro o Ministro Gilmar Mendes no STF); processo que, ao fim e ao cabo, segundo entenderam o MP e, após, o juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília, o processo visava exclusivamente “criminalizar a atividade política".
...
*A propósito, "Moro é a figura mais perigosa para a democracia brasileira. Porque ele é autoritário, ele tem uma visão repressiva para a segurança pública e para o país", alertou recentemente o respeitado jornalista Kennedy Alencar em entrevista à Rádio CBN, que também reproduzi num dos blogs que edito, o ‘Blog do Júlio Garcia’.
...
*Para conhecimento: Em 2003, o escritor canadense Lawrence Britt publicou um artigo na revista Free Inquiry intitulado “As 14 Características do Fascismo”. No texto, o autor compara os regimes totalitários de Hitler, Mussolini, Franco, Suharto e Pinochet, dentre outros. Não por acaso Bolsonaro e seu (des)governo apresentam todas essas características (excetuando-se a 1ª, uma vez que não é nada nacionalista, pelo contrário: é “entreguista-mor” e já deu provas cabais de seu “amor” e submissão a Donald Trump e aos EUA, principalmente). -Leiam abaixo o resumo das características do fascismo elencadas pelo escritor Lawrence Britt – e tirem suas conclusões:

1) Nacionalismo exacerbado e contínuo; 2) Desprezo pelo reconhecimento dos Direitos Humanos; 3) Identificação de Inimigos e bodes expiatórios como causa unificante; 4) Supremacia dos militares; 5) Sexismo desenfreado; 6) Controle da mídia de massas; 7) Obsessão com a Segurança Nacional; 8) Entrelaçamento entre governo e religião (o câncer de qualquer sociedade civilizada); 9) Proteção do poder corporativo; 10) Opressão às forças de trabalho (perda de direitos); 11) Desprezo por intelectuais e as artes; 12) Obsessão com criminalidade e punição (principalmente contra os negros e pobres); 13) Corrupção crônica; 14) Eleições fraudulentas.
...
*Para finalizar, o (des)governo Bolsonaro continua ‘em alta’: alta do desemprego, do combustível, da carne, da inflação, da criminalidade, das queimadas na Amazônia, da poluição nosso litoral (óleo derramado especialmente do nordeste e sudeste), do entreguismo criminoso do patrimônio público às multinacionais, como das bobagens que diz na mídia e escreve regularmente das redes sociais; alta das fake news, dos ataques aos trabalhadores, estudantes e aposentados ... aliás, nesse quesito o (des)governo de seu aliado gaúcho Eduardo Leite (PSDB e aliados) vai na mesma direção... Deveras preocupante para quem defende a liberdade, a Democracia e o Estado de Direito. Alguém discorda?
...
**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 13/12/2019.

Nenhum comentário: