25 dezembro 2021

Coluna C&A (por Júlio Garcia)

 


Coluna Crítica & Autocrítica - nº 204

*Depois de vários anos de retrocessos golpistas que trouxeram (des)governos autoritários, anti povo e servis ao império norte-americano (especialmente), parece que ‘novos ventos’ de mudanças reais começam a soprar na América Latina, a nossa ‘Pátria Grande’.  Após as recentes vitórias de partidos democráticos, de esquerda e/ou progressistas em Honduras, na Argentina, no México, na Nicarágua, na Bolívia, Peru e no Equador – e enquanto Venezuela e Cuba resistem bravamente  às provocações e boicotes dos EUA e seus aliados -, agora foi o povo chileno  (há que se destacar a pujante participação dos estudantes, da juventude) que acabou de dar uma forte demonstração de que o neoliberalismo e os retrocessos que o mesmo traz pode ser derrotado. Fundamental para a vitória, registre-se, foi a participação corajosa e politizada do ‘povo unido’, como foi o chileno que elegeu o jovem Boric à presidência do país, deflagrando domingo passado uma acachapante derrota ao representante da extrema-direita daquele país. “Que vivam os estudantes, que viva a Democracia! O Povo, unido, jamais será vencido!”

...

*Enquanto isso, aqui no Brasil, já não bastasse a epidemia do Covid 19 (que já resultou em mais de 620 mil vidas perdidas), o desemprego campeia, o patrimônio do povo brasileiro (como o Pré-Sal, a Eletrobrás, a Petrobrás...)  é vendido ‘na bacia das almas’... e a maioria do povo passa fome. Tudo capitaneado pelo desgoverno genocida de Bolsonaro, seus generais, banqueiros, latifundiários e alguns grandes empresários, com a ‘ajuda’ também de ‘pastores/bispos’ espertos (para dizer o mínimo) que preferem ganhar dinheiro fácil, geralmente surrupiado dos seus crentes ... ao invés de seguirem os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo (que também seria por eles classificado como ‘petista’ e/ou  ‘comunista’, caso hoje aqui vivesse).  Então, convenhamos, já passou da hora de dar um basta nisso tudo...

...

*2022 já está batendo à nossa porta. Esperamos que, agora, nosso país também retome a marcha interrompida em 2016 com o golpe contra a Presidenta Dilma e siga na mesma linha apontada vitoriosamente pelo povo chileno, como vimos acima, elegendo Lula Presidente... para mudar de verdade... e ‘Sem Medo de Ser Feliz’! Felizmente, pelo que temos assistido (e acompanhado inclusive nas pesquisas realizadas por institutos dos matizes mais variados), o povo brasileiro – em várias manifestações pelo ‘Fora Bolsonaro’ e nas pesquisas citadas - também já demonstrou que tomou a decisão de derrotar o neoliberalismo, a ultradireita, o fascismo e seus representantes e apoiadores (escancarados ou envergonhados). 

Por fim, desejamos/esperamos que, no ano vindouro,  assim como o brasileiro, também o povo gaúcho – e, mais adiante, o santiaguense e os de outras cidades da nossa Região, hoje dominadas política/economicamente pelos setores da direita reacionária, bolsonaristas e/ou  neoliberais – faça sua parte e contribua para retomarmos nossa caminhada ... ‘do lado certo da História’! -Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para Todos(as)! #Alutasegue!

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista), edição 821,  em 23/12/2021. -Foto: Prensa Latina.

Nenhum comentário: