20 dezembro 2021

Conferência Estadual do PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao Governo do RS

Numa segunda etapa da pré-candidatura, plano é realizar assembleias populares em todas as regiões do RS

Edegar Pretto disse que a candidatura ao Piratini é a maior missão da sua vida. Foto: Brayan Martins

Porto Alegre/RS - A Conferência Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada neste sábado (18) oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Edegar Pretto ao Governo do Estado em 2022. A candidatura do parlamentar havia sido confirmada em setembro, e o evento deste final de semana marcou o início dos diálogos para a formalização do Programa de Governo para a disputa das eleições do Rio Grande do Sul.

“Não vamos tolerar a fome, num estado que produz tanto. Nós vamos reconstruir esse Rio Grande com um potente programa de ajuda, de políticas públicas específicas para os setores produtivos”, declarou Pretto no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre,

A partir de agora, a intenção do pré-candidato é planejar uma segunda etapa da pré-candidatura, priorizando as assembleias populares em todas as regiões do estado. O objetivo será debater propostas e realizar diagnósticos a respeito do que o partido e a sociedade consideram fundamentais para o desenvolvimento do RS, com foco em temas sociais, econômicos, entre outros.

“Esta é a maior missão da minha vida e o tamanho da minha responsabilidade é imenso. Eu estou com a coragem de um leão. Estarei ao lado do presidente Lula e não nos faltará esforço e energia para formar uma frente ampla”, disse Pretto, lembrando da força do partido que integra desde o início da sua vida política.

“Vocês são a extensão das raízes profundas que faz brotar a resistência do maior partido de esquerda da América Latina. Se aqui estou, é porque tenho o apoio das nossas bancadas, lideranças, dirigentes e militantes. Minha homenagem e gratidão a todas as correntes do PT”, ressaltou o pré-candidato, cercado pelo presidente do PT RS, Paulo Pimenta, o ex-governador Tarso Genro, deputados estaduais e federais, prefeitos, lideranças do partido, de sindicatos e movimentos sociais.

O ex-governador Tarso Genro falou da trajetória de luta política, da retidão de caráter e do desempenho de Edegar Pretto como parlamentar, que agora tem um novo e importante papel. “Ele vem a ocupar esse lugar central na liderança política do nosso partido, do nosso estado e de uma grande frente contra o fascismo, e para auxiliar Lula a retomar a ofensiva democrática e popular em todo país”, afirmou. Disse ainda que, ao ver o auditório lotado durante a conferência, lembrou de momentos históricos e ímpares, das conquistas de décadas do PT, no legislativo e no executivo. “Este é um momento épico do nosso partido.”

O ex-governador Olívio Dutra e o senador Paulo Paim não participaram presencialmente, mas enviaram vídeos saudando os participantes e falando do momento político e desafiador que o estado e o país vivem. Olívio destacou a importância da conferência para a ratificação da pré-candidatura de Edegar Pretto e disse que o PT tem um novo desafio.

“Na história do nosso partido, nós estamos desafiados a levar essa boa luta. O PT não se curva e não foge de nenhum debate, todos eles importam ao povo brasileiro e a cada um de nós. Enquanto houver uma injustiça a uma pessoa ou a um grupo, a uma etnia nesse país de desigualdades, nós estaremos combatendo”, enfatizou.

“Essa, com certeza, será a eleição mais importante das nossas vidas. Estaremos juntos na caminhada para termos Lula no Palácio do Planalto em Brasília e Edegar Pretto no Piratini, em janeiro de 2023”, afirmou Paim.

O presidente do PT RS reforçou que Edegar Pretto tem agora a tarefa de construir um palanque forte para o ex-presidente Lula no RS, e coordenar o debate sobre o Programa de Governo para o Piratini. Entre as prioridades, segundo Paulo Pimenta, está o combate à fome e à miséria por meio de uma política de distribuição de renda, com geração de empregos e oportunidades, e enfrentamento de problemas estruturais, como a injustiça e a desigualdade.

“Nosso governo é um governo que olha para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo, mas tem um olhar especial para aqueles que mais precisam. Essa é uma marca dos governos do PT e, com certeza, será uma marca do Programa de Governo do Edegar e do presidente Lula”, analisou.

Foram convidados para a conferência partidos do campo progressista, como PCdoB, PSB, PDT, PSOL e PV. Segundo os petistas, a convergência entre as siglas de esquerda é fundamental para possibilitar o debate de ideias para o enfrentamento à maior crise sanitária, social e econômica desta geração, vivida no país. Nesse sentido, o presidente estadual do PCdoB, Juliano Rosso, defendeu a construção de um amplo movimento.

“Precisamos construir uma unidade do nosso campo político para irmos ao segundo turno e ganharmos. Nomes, programa e projetos nós temos”, avaliou. Já o presidente estadual do PSB, Mário Bruck, afirmou que mais do que nunca é necessário que as forças progressistas encontrem os caminhos para a convergência para combater o autoritarismo que tem causado tanto mal ao povo brasileiro. “Temos que ter a capacidade e a grandeza de enxergar o que nos une. O RS precisa das forças progressistas que têm comprometimento com a sociedade gaúcha.”

*Via Sul21

Nenhum comentário: