25 abril 2010

Revolução dos Cravos



Portugal comemora hoje 36 anos da Revolução dos Cravos


A 'Revolução dos Cravos' foi o movimento que derrubou a ditadura salazarista em Portugal, em 25 de abril 1974, de forma a restabelecer as liberdades democráticas e promover transformações sociais no país.

Portugal viveu mais de 40 anos sob as botas do totalitarismo direitista. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país. No ano de 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se primeiro-ministro das finanças e virtual ditador. Salazar instalou um regime inspirado no fascismo italiano. As liberdades de reunião, de organização e de expressão foram suprimidas com a Constituição de 1933.

Portugal manteve-se neutro durante a Segunda Guerra Mundial. A recusa em conceder independência às colônias africanas e a opressão imperialista que exercia estimulou movimentos guerrilheiros de libertação em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Em 1968 Salazar sofreu um derrame cerebral e foi substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano, que prosseguiu com sua política. A decadência econômica e o desgaste com a guerra colonial provocaram descontentamento na população e nas forças armadas. Isso fortaleceu a luta dos opositores e intensificou o movimento do povo organizado contra a ditadura.

No dia 25 de abril de 1974, explode a Revolução. A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. O levante, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido pelos oficiais intermdiários da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e teve um grande apoio popular.

Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos. Uma florista das cercanias começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das armas.

O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Os militares, apoiados pela população, fizeram com que o ditador Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil, que vivia também sob uma ditadura militar. A presidência de Portugal foi então assumida interinamente pelo general António de Spínola e o regime democrático acabou sendo restaurado no país.

*Com http://www.historiadomundo.com.br/

(Edição deste blog)

Nenhum comentário: