04 julho 2009

Poema















Eu Canto

Eu canto
com profundo prazer, com emoção
o povo que optou por ser livre
e que por isso sangrou.

Os heróis e os anônimos.

A América Latina
(vulcão em atividade permanente).

O fogo descendo pelas encostas das neves andinas,
Eternas, desafiadoras, majestosa...
e madrastas.

Guevara eternizando seu exemplo
nos vales e montanhas bolivianas.

Eu canto o feito épico
de Lamarca lutando contra a fome
e as injustiças no Vale da Ribeira.

As crianças da Nicarágua
entoando suas canções sandinistas
(que falam em um porvir
com rios de leite e mel).

Eu canto a epopéia vivenciada
pelos povos, todos, de nosso imenso
e explorado continente
(do Altiplano, das savanas, dos pampas sem fronteiras,
da Amazônia infinita, das selvas colombianas...).

Eu canto

os camponeses, os índios
despojados de suas terras.
Os combatentes mortos no Peru
nas selvas do Araguaia
nas ruas de Santiago...

Toda a resistência conhecida
(ou anônima)
que houve, ou que haverá (?!) em nossa
Pátria Grande

Eu canto.

A coragem da mulher salvadorenha,
chilena, brasileira, uruguaya...
A saga das loucas
da Plaza de mayo.
De todas as esposas/mães/irmãs/amigas
de todas as fortes, calejadas, saudosas, resistentes
companheiras dos desaparecidos latino-americanos...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Por todo o sangue derramado
pelos povos.

Por tudo isso dito, e pelo que ficou
ainda guardado
esperando o seu momento,

E c o a n d o :

Eu canto!


Júlio Garcia

*(Este poema recebeu a ‘Menção Honrosa’ no
XXI Concurso Literário Felippe D’Oliveira -
Santa Maria /RS - 1997)


**Foto: Machu Picchu ('Velha Montanha' em quíchua), cidade perdida dos Incas, no coração da América Latina. *** Clique na foto para ampliar.

5 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo, Júlio!
Que canto majestoso para nossa amada, América Latina.
Parabéns ! Merecido o seu prêmio.


Abrs!

Malu disse...

Em hora oportuníssima!! Que nossa AL tenha que sempre VOZES para cantá-la e contá-la. Parabéns

ADELI SELL disse...

BUENAS JULIO
ESTÁS CAPRICHANDO
POETANDO
PARABÉNS
ADELI SELL

adeli sell disse...

belo poema
meu caro júlio
adeli sell

adeli sell disse...

belo poema julio
adeli sell