10 julho 2009

Santiago
















Revista do CREA-RS manda Santiago embora

*Por Marco Aurélio Weissheimer

O desenhista e chargista Santiago foi convidado a sair da revista do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul), entidade com a qual trabalhava desde 1986. Segundo informa o blog do Kayser, ele será substituído por Marco Aurélio, chargista de Zero Hora. “Ao que parece, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, acredita que assim sua entidade terá mais espaço na Zero Hora. A vantagem de se ter mais espaço no dito jornal, não se sabe…”, escreve Kayser. Uma outra versão que circula é que Santiago teria sido afastado em função de críticas a empreiteiras, em especial nos recentes casos do Pontal do Estaleiro e do espigão que a incorporadora Melnick planeja construir na rua Lima e Silva, bairro Cidade Baixa.

Eduardo Menezes escreve sobre o afastamento:

“A demissão de Santiago pode parecer quase irrelevante, não fosse o contexto obscurantista em que os interesses econômicos cassam as vozes divergentes. Faz companhia ao Santiago, o jornalista Wladimir Ungaretti, impedido de emitir opiniões ou críticas àquilo que é produzido pelo jornal do P-RBS. Também blogueiros processados por lumpens que vivem de patrocínio estatal e escritores de quinta categoria. Ora, o Rio Grande do Sul é dominado basicamente por dois setores da economia, pelos ruralistas no campo e pelas empreiteiras na cidade. Ambos garantiram ainda no período da ditadura militar, o monopolio midiático na Região Sul, de modo, que a construção de qualquer discurso público seja antes filtrado por seus pareceres e opiniões”.

Kayser resume: o CREA está trocando Chico Buarque por Tiririca. E sugere:

Quem quiser manifestar sua opinião, sobretudo os leitores do Conselho em Revista - profissionais com “o CREA em dia” - podem fazê-lo por meio da ouvidoria do conselho ou pelo e-mail revista@crea-rs.org.br.

*Marco Aurélio Weissheimer é jornalista da Agência Carta Maior e editor do blog RS Urgente, de onde foi extraída esta postagem.

***
**Este blog também repudia, de forma veemente, a decisão absurda e reacionária da direção do Crea e manifesta sua irrestrita solidariedade ao consagrado artista, amigo, conterrâneo e companheiro de lutas Neltair Rebés Abreu, o Santiago. (Júlio Garcia)

**Clique na charge para ampliar.

Nenhum comentário: