03 julho 2009

Crise no Senado



PT defende lei de responsabilidade administrativa e fiscal e enxugamento

Os senadores do PT apresentaram nesta quinta-feira (2) no plenário do Senado as propostas para superar a crise administrativa e política pela qual passa a Casa. O líder do partido e do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (SP), fez um discurso na tribuna, onde explicou o que precisa ser feito para reformar a estrutura administrativa da Casa. A posição anunciada é resultado de três reuniões realizadas pelos senadores da bancada e de um encontro com o presidente José Sarney na manhã de quarta-feira.

O PT defende o fortalecimento do colégio de líderes, a criação de uma comissão especial para fazer uma lei de responsabilidade administrativa e fiscal, além de outros procedimentos para a redução das despesas e a melhoria da governança do Senado, como a extinção do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Interlegis e do Serviço de Assistência Médica do Senado (SAMS).

Mandato para Diretor

Mercadante propôs que os futuros diretores do Senado tenham mandato de dois anos e que, antes de assumir o cargo, passem por sabatina dos senadores. Essa medida, sugerida ao presidente Sarney no começo da crise, já valerá para o novo diretor-geral. "Mesmo depois da eleição, quando apresentei a proposta simples de mandato fixo para o diretor, fui duramente atacado neste plenário. Bastava falar na possibilidade de substituir Agaciel Maia que imediatamente uma reação aparecia. Digo mais uma vez, essa crise não é do PT", disse.

Para Mercadante, "não é justo que nossa bancada seja cobrada por uma responsabilidade que ela não tem. Não administramos esta Casa. Não estivemos à frente da primeira secretaria. Não me parece uma boa atitude da bancada dos Democratas. Eles elegeram o primeiro secretário da Mesa Diretora durante todo o período que estive nesta Casa". (...)

Posição do presidente Lula

Segundo matéria veiculada hoje pela Folha Online, para o presidente Lula a oposição tem interesse em agravar a crise do Senado porque pretende dificultar o fim do seu segundo mandato. Lula tem afirmado que a saída de Sarney, agora, seria uma jogada da oposição (PSDB/Democratas...) para ganhar a presidência do Senado no 'tapetão', uma vez que o atual vice-presidente do senado é o tucano Marconi Perillo (PSDB/GO). Para o presidente Lula, a saída do senador José Sarney (PMDB/AP) poderia trazer instabilidade.

Ainda segundo o senador Aloisio Mercadante, que ontem participou de reunião com Lula junto com os demais senadores da bancada petista, "o presidente Lula considera a crise grave e acredita que o melhor caminho é investigar com rigor, apurar os responsáveis e propor mudanças estruturais. Ele não concorda com a licença temporária porque para ele dificilmente Sarney voltará a presidir o Senado. Se ele sair, vai gerar uma crise política séria, um cenário de instabilidade".

Ainda segundo essa fonte, Mercadante voltou a afirmar que, apesar da bancada petista defender o afastamento temporário de Sarney, o partido tem compromisso da governabilidade que está diretamente ligada ao apoio do PMDB e de Sarney. "A oposição tem interesse em aprofundar a crise para ganhar o comando do Senado no tapetão. A oposição tem interesse em aumentar as dificuldades do governo. E essa mudança não é ideal com o cenário de crise econômica que precisa de equilíbrio e responsabilidade. É uma questão de Estado e de governabilidade. O governo quer e precisa da aliança com o PMDB". (com o site do PT Nacional e a Folha Online)

*Edição e grifos deste blog.

Um comentário:

Albino disse...

Engano do presidente Lula que o apoio, dele e do PT, para a permanência de Sarney na presidência do Senado fortalece a candidatura do à ministra Dilma. Na realidade, esta crise e este apoio, fortalece na opinião pública ,que o PT não tem aquela postura moral que defendia quando não era governo.
Com esta postura do PT de se compor com o PMDB de Sarney, Renan Calheiros e outros que representam o que há de mais sujo na política brasileira, sem dúvida que os partidos progressistas, ditos de esquerda, poderão buscar outro palanque nacional, pois quem mistura com porcos farelo comem.
Esta debandada para o outro palanque, que poderá ocorrer, esta sim, poderá derrubar, nas urnas, o segundo sonho do presidente Lula,que é demonstrar a sua força política, ao eleger um poste para sucede-lo na Presidência da República do Brasil.