19 agosto 2009

Pontal do Estaleiro







PT é contra a construção de 'Espigões' na Orla do Guaíba

Na tarde desta quarta-feira (19), o deputado Raul Pont (PT) conclamou a população a votar não ao polêmico projeto Pontal do Estaleiro Só. A consulta pública sobre essa proposta, que inclui a construção de espigões na Orla do Guaíba, acontece no domingo, dia 23 de agosto. O petista defende a manutenção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

Em 1999, quando Raul Pont era prefeito de Porto Alegre, esse instrumento foi aperfeiçoado para garantir que o crescimento da cidade não desrespeitasse a natureza e que o poder público mantivesse o efetivo controle sobre os interesses empresariais. “Aquela área tem regramento. A exploração econômica é permitida desde que não afete o meio-ambiente. Não podemos aceitar um projeto marcado pela especulação imobiliária e que quebra a harmonia e a relação dos cidadãos com natureza”, frisou o deputado.

Raul Pont lembra que em 99 foram estabelecidos regramentos para que a área se integrasse ao programa de recuperação da Orla. A região foi urbanizada e conta com empreendimentos como o Barra Shopping, por exemplo. Em contrapartida, o deputado lamenta o fato de a atual gestão municipal permitir a edificação de prédios, com mais de 20 andares e em desacordo com Plano Diretor, como ocorre no Shopping Praia de Belas. Pont espera que prevaleça o bom-senso e o respeito a natureza. (Por Stella Máris Valenzuela, do sítio PTSul).

5 comentários:

Miguel Graziottin disse...

Salve.Júlio.
Pois saiba que muitos amigos meus de Porto dizem que o PT é contra o desenvolvimento e que querem é colocar favelas na beira do guaíba. Isto me espanta, pois foi exatamente nós que retiramos aquela populaçao da sua subhabitação e a colocamos em um lugar digno. Para voce ver o tamanho sda memoria deste povo...

JÚLIO GARCIA disse...

Caro Miguel, é impressionante quando a ignorância, o oportunismo, a despolitização e a má-fé andam juntas... que estrago fazem! Principalmente na sempre oscilante 'classe média'... E bota 'memória curta' nisso!
Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

A orla é espaço público, mas ninguém tem acesso à orla na ponta do Melo, ou POntal do Estaleiro. A área onde vão ser erguidos 'espigõess, por autorização do governo do PT em 2002, é privada. A orla é pública. O investidor privado para erguer vai construir benfeitorias na orla pública, como calçadões, marina, ciclovia e com espaço para bares e restaurantes com acesso ao povo. E tem gente que é contra. Contra por que?

Anônimo disse...

Olha o Maia atacando aí, gente! Esse tucano enrustido deveria procurar a tiurma dele!
Mariza Antunes

Henrique disse...

E a área continua abandonada até hoje. A cidade perdeu a oportunidade de ganhar um excelente espaço de lazer e convivência.