27 dezembro 2009
Coluna C&A
Crítica & Autocrítica – nº 62
* O jornal francês Le Monde (um dos mais respeitados e influentes do planeta) explica os motivos que o levaram a escolher o presidente Lula como ‘O Homem do Ano’: “ (...) o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento”. (...) “O presidente brasileiro, que no fim de 2010 deixará a presidência sem ter tentado modificar a Constituição para concorrer a um terceiro mandato, soube continuar sendo um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbrios naturais”.
* Diz mais o Le Monde: “Presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2003, ao fim de dois mandatos terá dado uma nova imagem a América Latina”. E ainda: “A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil”. E complementa: “Carismático, de sorriso fácil e jovial, Lula, nascido em 27 de outubro de 1945 no estado de Pernambuco, ex-torneiro mecânico e sindicalista, transformou o Brasil em ator essencial do cenário internacional. Diplomacia, comércio, energia, clima, imigração, espaço, droga: tudo lhe interessa e diz respeito.”
* O jornal espanhol El País também já havia escolhido Lula como ‘Personalidade do Ano’, destacando que “Quando foi eleito para um segundo e último mandato, Lula disse que o Brasil estava cansado de ser uma potência emergente e que havia chegado a hora de o país se tornar um país desenvolvido sem andar para trás outra vez. Esta é a ambição com que Lula passará à história”.
* E, depois, tem gente que não sabe (ou se faz, não é, Fernando Henrique?) porque o presidente Lula e seu governo tem índices de aprovação popular que superam a casa dos 80%.
* E por falar no presidente Lula, tive a oportunidade - e o prazer - de assistir esta semana, em pré-estréia, ao filme 'Lula, o Filho do Brasil', no cinema Artplex do Bourbon Country, em Porto Alegre. O convite me foi enviado pelo produtor Luiz Carlos Barreto, através do escritório político dos companheiros Paulo Ferreira e Júlio Quadros. Foi uma sessão especial, direcionada para as entidades sindicais do Rio Grande do Sul, lideranças políticas e setores vinculados à cultura e à comunicação, principalmente.
* Esteve também presente o ator Ruy Ricardo Dias, que interpreta o LULA em sua fase de líder ascendente e inconteste do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, no final dos anos 70 e início da década de 80.
*' Lula, o Filho do Brasil', dirigido por Fábio Barreto, que está hospitalizado no Rio de Janeiro devido ao grave acidente automobilístico sofrido recentemente, estréia nos cinemas brasileiros em 1º de janeiro de 2010. Imperdível!
* Está aberta a temporada de pesquisas eleitorais e de vaticínios de toda ordem sobre as eleições do ano vindouro, sobretudo no RS, onde a nada isenta RBS (principalmente), despudorada como sempre, que já descartou a criatura que construiu na eleição passada (Yeda), agora assumiu de vez a candidatura do alcaide-mor de Porto Alegre, José 'sonolento' Fogaça; e, para dar uma 'mãozinha' ao seu candidato, dentre outras impropriedades, alardeia - juntamente com seus arautos 'conscientes e inconscientes' - aos quatro ventos o 'isolamento do PT' (leia-se de Tarso Genro, pré-candidato do partido ao governo do Estado). O jogo mal iniciou mas, para o PRBS e outros 'analistas apressados' (para dizer o mínimo), parece já estar na prorrogação...
* A propósito de pesquisas eleitorais, sugiro a leitura da postagem Confiabilidade zero, do sociólogo Cristóvão Feil: "Não dou o crédito equivalente a uma moeda de cinco centavos a esse Instituto Methodus, que realiza o que chama de "pesquisa" para saber quem está ponteando a corrida eleitoral de 2010. Não só esse instituto, outros também. Não merecem crédito. Essas pesquisas não são confiáveis. Os critérios e o ferramental usados por todas essas entidades de "pesquisa" são inadequados e falhos. O resultado é um arranjo harmônico entre o que se chama de "bom-senso" (seja lá o que isso signifique) e um cálculo tendencioso orientado por modelinhos pré-formatados a partir do padrão de consumo dos entrevistados." (...) Leia em http://diariogauche.blogspot.com/search?updated-max=2009-12-15T07%3A08%3A00-02%3A00&max-results=10
* Ampliando meu leque de intervenção, firmei recentemente parceria (para trabalhar como consultor) com duas conceituadas empresas: a Fundação La Salle (que atua principalmente na preparação de concursos públicos e processos seletivos, com sede em Canoas/RS) e com a e-saberes, empresa de Consultoria e Treinamento, também com sede em Canoas/RS.
* A Fundação La Salle (integrante da congregação Lassalista, presente em 80 países), proporciona uma nova e segura opção de regulamentação e qualificação do quadro funcional público (atenção, senhores prefeitos!), de uma forma legal, segura e vantajosa em termos de flexibilidade e economia; com estrutura própria, disponibiliza condições para realizar o processo de uma forma eficaz em termos de gestão de pessoas.
* A e-saberes define-se como ‘uma empresa de consultoria e treinamento que prima pelo respeito as peculiaridades do cliente, e tem como objetivo ajudar as organizações a refletirem sobre sua essência, sua cultura, através da análise do ambiente, do mercado, dos seus processos e das pessoas, preparando-as para realizarem mudanças’. Atua principalmente com: Avaliação de desempenho; Mapeamento de competências; Construção de políticas de RH; Construção de políticas comerciais; Estruturação de equipes de vendas; Planejamento estratégico; Plano de marketing; Plano de comercialização e Plano de comunicação.
* Para conhecer melhor a Fundação La Salle, acesse o endereço www.fundacaolasalle.org.br
* Para visitar a e-saberes, acesse o sítio www.e-saberes.com.br/
* Contatos para a realização de entrevistas visando obtenção de orçamentos e diagnósticos podem ser feitos através do meu e-mail juliocsgarcia@bol.com.br ou ainda pelo cel. 51-92468966.
* Tive a satisfação de almoçar recentemente - e trocar muitas e interessantes idéias - com o desembargador, pecuarista, músico e advogado militante Ruy Gessinger, juntamente com o vereador Adeli Sell, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (recentemente eleito presidente do PT da capital gaúcha), com quem também estou desenvolvendo um interessante trabalho na área de consultoria política e jurídica. Economia, cultura, gastronomia, política e outras amenidades acompanharam o ótimo almoço realizado no Varietá Bistrô, no Rua da Praia Shoping. Para ver mais detalhes do almoço, acesse o blog do Ruy Gessinger: http://blog.gessinger.com.br/
* O titular da coluna (que tirará à partir da próxima semana uns dias de férias) aproveita para desejar aos seus leitores boas festas e um ótimo Ano Novo! (Por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão)
**Foto: discurso do presidente Lula na ONU
(Atualizada em 27/12/2009, às 22,27 h)
*Crítica & Autocrítica - coluna eletrônica que mantenho (i)regularmente no Blog 'O Boqueirão' - http://oboqueirao.zip.net/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A posição da Sonia se li corretamente é bem machista em relação a Carla Bruni.
O marido é um direitoso, em dificuldades, que tenta surfar de qualquer maneira.
Mais uma vez a
Sonia tem preoconceitos de classe contra o Lula e os pobres.
Ou li mal?
Adeli Sell
Vereador e presidente do PT-Porto Alegre, RS
Postar um comentário