19 janeiro 2010

FSM: 10ª Edição














Abertas as inscrições para o FSM 2010

Estão abertas as inscrições para o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre que ocorre de 25 a 29 de janeiro. As atividades acontecem em Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí. A inscrição pode ser feita pelo site. O valor de R$ 20,00 a ser cobrado servirá para custear os materiais que serão entregues no credenciamento.

O pagamento pode ser feito através de boleto bancário gerado no final do preenchimento da ficha de inscrição.

O credenciamento estará aberto a partir das 14 horas do dia 23 de janeiro, nas cidades onde você se cadastrou. Os locais em breve estarão disponíveis aqui neste site.

No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o FSM não terá um evento único e centralizado e sim uma ação global. E o conjunto de atividades do FSM 10 Anos Grande Porto Alegre lançará esta série de ações, que ocorrerá de forma permanente ao longo de todo ano, através de eventos em várias partes do mundo.

***

Chefes de Estado virão a Porto Alegre no dia 26

O comitê do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, que ocorre de 25 a 29 de janeiro, confirmou a presença de chefes de Estado sul-americanos na Capital, no dia 26, para participarem do Fórum Social Mundial 2010.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá chegar a Porto Alegre no final da tarde. Inicialmente, ele viria ao fórum no dia 28, mas a agenda foi alterada em função da sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, onde será homenageado como personalidade do ano.

Estão confirmadas também as presenças do presidente eleito do Uruguai, José Mujica, do líder paraguaio, Fernando Lugo, e do vice-presidente boliviano, Alvaro García Linera.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Equador, Rafael Correa, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Michele Bachelet, também foram convidados, mas ainda não confirmaram a vinda. O local ainda está sendo providenciado, inicialmente estava previsto para o Anfiteatro Por-do-sol, às 18h30.

A chegada dos chefes de Estado vai alterar a programação do fórum na Região Metropolitana. Sapucaia, Sapiranga, São Leopoldo e Canoas que vão sediar debates, seminários e oficinas, praticamente não terão atividades no dia 26.

Em Novo Hamburgo, onde ocorrerá o Acampamento Intercontinental da Juventude, os participantes também devem se dirigir à Capital para a vinda dos presidentes.

Em torno de mil atividades já foram confirmadas

Faltando alguns dias para começar, o Fórum Social Mundial (FSM) 10 Anos já contabiliza em torno de mil atividades entre oficinas, debates, shows e seminários. A grade de programação completa de cada cidade está no site www.fsm10.org.

Em Porto Alegre acontece o seminário Dez Anos de FSM: Uma Avaliação Global, que reunirá idealizadores e membros de todas as edições do fórum para compor o balanço de uma década de mobilizações. As conferências acontecerão todas as manhãs na Usina do Gasômetro, que compartilha com o Cais do Porto e a Assembleia cerca de 250 oficinas.

Na cidade de Sapiranga, onde acontecerão os encontros sobre educação, 17 eventos já estão confirmados. Entre eles, a conferência de abertura: Educação e Desenvolvimento Sustentável, no Parque do Imigrante.

Em Novo Hamburgo, que receberá o Acampamento Intercontinental da Juventude, está prevista a realização de cerca de 320 atividades, desde agendas culturais até debates, plenárias e oficinas. Personalidades internacionais, como o economista egípcio Samir Amir e o geógrafo britânico David Harvey comparecerão ao espaço para realização de conferências.

Canoas será palco de quase 240 eventos, destacando-se o seminário internacional Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas, que começa no dia 26, às 14h. A atividade contará com a participação de prefeitos de cidades brasileiras e europeias e do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Em São Leopoldo, onde 100 atividades estão confirmadas, ocorrerá a II Reunião Pública Mundial da Cultura, com a presença do vice-ministro da Cultura de Cuba, Fernando Rojas. Sapucaia do Sul será o centro dos debates sobre a ditadura-militar brasileira. Em Gravataí acontece a Marcha Mundial das Mulheres, que partirá da Câmara de Vereadores. (Com o sítio do FSM e Jornal do Comércio/Poa)

Nenhum comentário: