26 janeiro 2010

FSM 10















Começou o 10º FSM

Marcha de abertura do Fórum Social Mundial reúne milhares de pessoas em Porto Alegre

Porto Alegre/RS - A marcha de abertura do Fórum Social Mundial (FSM) - 10 Anos - Grande Porto Alegre teve início no final da tarde de segunda-feira (25), no Largo Glênio Peres. Milhares de pessoas representando partidos políticos, sindicatos e entidades dos mais diversos setores da sociedade, além de delegações de vários países, participaram do ato. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), integrou a coluna que foi à frente do grupo.

A caminhada percorreu a área central de Porto Alegre, passando pela Avenida Borges de Medeiros em direção à Prainha do Gasômetro, onde ocorreu o show de abertura do evento, reunindo artistas como Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2.

O FMS começou na manhã desta segunda-feira (25) e segue até sexta-feira (29) em seis cidades da região metropolitana. Durante a abertura do evento, Pavan enfatizou que nesta edição comemorativa dos 10 anos o Parlamento gaúcho é protagonista e não apenas observador, como em outras edições. Serão 70 atividades do evento realizadas nos espaços do Palácio Farroupilha.

O parlamentar destacou ainda duas importantes contribuições do Fórum nas mudanças de paradigmas que se confirmam uma década depois: que há alternativas ao modelo capitalista neoliberal e a urgência de políticas de proteção ambiental, para combinar desenvolvimento com preservação. “Os ativistas do FSM ousaram dizer que haviam outros caminhos, que se confirmaram com o passar dos anos. Dez anos depois vivemos outro clima”, observou. (por Gilmar Etelwein, do sítio PTSul)

*Para ver a programação completa do FSM 10 da Região Metropolitana de Porto Alegre, Clique Aqui

Nenhum comentário: