01 junho 2011

Missão Coréia


Rio Grande do Sul, do Brasil, do Mundo!

Na Coréia, governador Tarso Genro afirma querer o Estado na vanguarda da fabricação de semicondutores na América Latina

No terceiro dia de agenda oficial na Coreia do Sul, a comitiva gaúcha foi até a cidade de Asan, ao sul de Seul, nesta quarta-feira (1º), para conhecer um exemplo vitorioso de parceria entre empresários brasileiros e coreanos. A delegação esteve na sede da Hanna Micron, umas das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, que possui mais de 1,3 mil funcionários. A empresa coreana associou-se à brasileira Altus, formando a HT Micron.

A joint venture (associação de empresas) irá instalar-se no parque tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo, para realizar o encapsulamento e testes de semicondutores. Segundo o CEO da Hanna Micron, Choi Chang-Ho, a decisão de investir no mercado brasileiro foi tomada após uma análise de mercado. "O Brasil produz os mais diversos tipos de aparelhos que levam semicondutores e 100% dos semicondutores do mercado brasileiro são importados", ressaltou.

Após visitar a linha de produção da empresa, Tarso Genro realizou uma reunião de trabalho com a direção da Hanna Micron, considerada extramamente positiva pelos integrantes da missão gaúcha. O objetivo do Governo é criar as condições para transformar o Rio Grande do Sul no principal palco da produção deste tipo de material no Brasil.

A ideia é fazer uma movimentação política junto ao Governo Federal para que Estado e União criem o suporte necessário para o investimento. "Nós sabemos o que fazer para dar sustentação e estabelecer um grande programa de fabricação de semicondutores. Cabe ao Rio Grande do Sul fazer uma articulação política para que os órgãos do Governo Federal se movimentem neste sentido. Também vamos utilizar o Banrisul, o Badesul e o BRDE, junto com instituições federais, para constituir um pool de apoio a estes investimentos, que poderão colocar o Estado na vanguarda na fabricação de semicondutores. Não só para o Brasil, mas também para a América Latina", afirmou o governador.

Ainda nesta quarta-feira, Tarso Genro foi recebido pelo governador da província de Chungnan, Hee-Jung Ahn, a maior e mais importante da Coreia do Sul, com forte atuação no setor industrial, principalmente em função da alta produtividade das fábricas da Hyundai e Samsumg. Na oportunidade, ficou definido que os dois estados irão trabalhar em conjunto para firmar uma cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, educação e intercâmbio esportivo. "A Coreia tem um sistema educacional reconhecido em todo o mundo e creio que uma aproximação entre nós pode ser proveitosa para ambos. Se é verdade que a qualidade do ensino é muito superior aqui, também é verdade que no Brasil e no Rio Grande do Sul, nós temos a criatividade, a capacidade de adatação e uma flexibilidade que pode melhorar a educação e a formação", disse Tarso ao governador de Chungnan. A delegação gaúcha permanece até a próxima sexta-feira (03) na Coreia do Sul. (Portal do Estado do Rio Grande do Sul).

-Leia mais sobre as atividades do governador Tarso Genro na Coréia do Sul clicando em http://www.estado.rs.gov.br/

Foto: Caco Argemi    --   Edição final deste blog

Nenhum comentário: