29 junho 2011

Rio Grande Mais Igual


Governo gaúcho lança programa RS Mais Igual


Porto Alegre/RS - O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (30), às 14h30min, no Salão Negrinho do Patoreio do Palácio Piratini, o programa estadual RS Mais Igual, que está integrado ao plano nacional Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello (foto), o governador Tarso Genro, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, participam do ato. Serão assinados diversos termos de cooperação entre o Estado e organizações governamentais e não-governamentais, formalizando parcerias que vão viabilizar os três eixos de atuação do RS Mais Igual: transferência de renda, ampliação do acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades aos que vivem em condições de vulnerabilidade econômica e social. O programa envolve a maioria das secretarias do Governo do Estado e é coordenado pela Casa Civil.

Em Bagé, a partir das 9h de sexta-feira (01), ocorre na praça Silveira Martins a primeira ação do RS Mais Igual. Será durante a Interiorização, evento mensal que transfere a sede do Executivo para um município do Interior. Neste dia, o Mutirão Social, organizado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, vai oferecer à população diversos serviços públicos essenciais. Contará com a participação de todas as secretarias estaduais ligadas ao programa, bem como de diversos órgãos públicos federais e municipais e da sociedade civil organizada. Também serão oferecidos serviços sociais, como a confecção de documentos, aplicação de vacinas, avaliações médicas, casamentos comunitários e diversos outros. Esta ação tem como objetivo identificar as famílias com o perfil do Cadastro Único e do Bolsa Família e garantir-lhes a cidadania. É o RS Mais Igual fazendo a Busca Ativa.

RS Mais Igual

O RS Mais Igual tem como base a implementação de políticas públicas que buscam, até 2014, tirar da linha da pobreza extrema 306,6 mil gaúchos que ainda vivem em condições degradantes e desumanas, por meio da inclusão nos programas federais e dos projetos e ações de cada uma das secretarias e órgãos do Governo Estadual. O desafio do RS Mais Igual é, justamente, constituir uma rede de parcerias com as prefeituras e a sociedade civil.

Para alcançar este marco, o Governo do Estado complementará a renda das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF) que recebem até R$ 70,00 por pessoa e participam dos cursos de formação, qualificação e escolarização. O Estado incentiva assim a educação e a formação profissional dos cidadãos como meio de obterem autonomia e independência financeira.

Com maior capacitação, aumentam as oportunidades de trabalho e renda e o fortalecimento das redes de economia solidária e cooperativismo. O Governo, por sua vez, proporcionará a intermediação de emprego e ampliará as políticas de microcrédito por meio do fomento à produção com qualificação e assistência técnica.

O RS mais Igual também ampliará o acesso aos serviços públicos de saúde, educação, habitação, saneamento e assistência social.

*Fonte: Portal do Estado do RS

Edição final e grifos deste blog

Nenhum comentário: