05 junho 2011

Peru: Humala na frente


Boca de urna aponta Ollanta Humala como novo presidente do Peru

Sul 21 - por Igor Natusch - Informações das primeiras pesquisas boca de urna, divulgadas no domingo (5), dão conta de que Ollanta Humala (foto) venceu Keiko Fujimori e é o novo presidente do Peru. Os institutos Ipsos-Apoyo, CPI e Datum divulgaram seus resultados por meio de redes locais de televisão, e coincidem na vitória do candidado da coligação Gana Perú. A distância entre Humala e Fujimori supera, em todos os levantamentos, as margens de erro de cada pesquisa, e apontam a vitória do candidato nacionalista em sua segunda tentativa de chegar à Casa de Pizarro.

Segundo o Ipsos-Apoyo, Humala teria feito 52,6% dos votos válidos, contra 47,4% de Keiko Fujimori. Para o CPI, os percentuais são virtualmente os mesmos: 52,5% para Ollanta Humala e 47,5% para a candidata da coligação Forza 2011. O Datum, por sua vez, divulgou percentuais relativos à votação total – neles, o candidato nacionalista tem 48,9% da votação, enquanto a filha do ex-presidente Alberto Fujimori aparece com 43.9%.

A divulgação dos resultados de boca de urna provocou grande euforia entre os partidários de Humala. “Si, se pudo”, cantam os eleitores de Ollanta Humala na capital Lima, segundo relatos da rede TeleSur. A previsão é de que os primeiros resultados oficiais sejam divulgados a partir das 23h, horário de Brasília.

Nacionalista, Ollanta Humala disputa a presidência de seu país pela segunda vez. Ollanta Humala Tasso nasceu em Lima em 1962. O candidato mudou sua postura com relação a 2006, quando se candidatou pela primeira vez e se mostrava como um admirador de Hugo Chávez e defensor da estatização de empresas peruanas. Cinco anos depois, o nacionalista se mostra a favor de ideias de crescimento econômico com inclusão social, ao estilo do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

*Com informações de TeleSur, La Republica.pe, El Comercio e Hoy.co.ec - Edição final deste blog

Nenhum comentário: