12 fevereiro 2013

Boff pede Papa do “terceiro mundo” e diz que Bento XVI optou pelos ricos


O teólogo brasileiro Leonardo Boff, repercutiu em seu perfil na rede social Twitter o anúncio feito nesta segunda-feira (11) de que o Papa Bento XVI irá renunciar ao comando da Igreja Católica. Ele disse que a saída do pontífice foi digna, porque “humildemente deu-se conta dos limites da natureza que o impediam de exercer sua função”. Boff, porém, disse que Bento XVI, de linha dura, “não trouxe nenhuma novidade para a teologia”, e que durante o período em que esteve à frente da Igreja católica, atuou com “dois pesos e duas medidas”, pois “tratava com luvas de pelica os reacionários seguidores de Lefebvre” mas a bastonadas os seguidores da Teologia da Libertação, corrente do catolicismo de inclinação mais humilde e popular.
Leonardo Boff disse que é inegável pensar que a instituição Igreja Católica está em crise, e que Bento XVI elegeu como missão reevangelizar a Europa, o que para o teólogo significou “optar pelos ricos”. Apesar de achar Bento XVI “controvertido”, Boff afirma que este trabalhou “à luz da autoridade do Papa e não da Igreja Povo de Deus”.
Boff afirma que o “terceiro mundo” merece um Papa e que sua preferência é por Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, cardeal-arcebispo de Tegucigalpa, em Honduras.
Da EBC   *Via Sul21

Nenhum comentário: