09 fevereiro 2013

PT, 33 ANOS DEPOIS...



'A NAÇÃO É O POVO E O ESTADO A SUA EXPRESSÃO'

"Os trabalhadores querem a independência nacional. Entendem que a Nação é o povo e, por isso, sabem que o País só será efetivamente independente quando o Estado for dirigido pelas massas trabalhadoras. É preciso que o Estado se torne a expressão da sociedade, o que só será possível quando se criarem as condições de livre intervenção dos trabalhadores nas decisões dos seus rumos. Por isso, o PT pretende chegar ao governo e à direção do Estado para realizar uma política democrática, do ponto de vista dos trabalhadores, tanto no plano econômico quanto no plano social. O PT buscará conquistar a liberdade para que o povo possa construir uma sociedade igualitária, onde não haja explorados e nem exploradores. O PT manifesta sua solidariedade à luta de todas as massas oprimidas do mundo." (Manifesto de fundação do PT, no Colégio Sion, em São Paulo, em 10 de fevereiro de 1980.(LEIA MAIS AQUI))

                                  (Carta Maior; Domingo, 10/02/2013)

Um comentário:

JÚLIO GARCIA disse...

"Para o socialismo petista a democracia não é apenas um instrumento
de consecução da vontade geral, da soberania popular.

Ela é também um fim, um objetivo e um valor permanente de nossa ação política.

O socialismo petista é radicalmente democrático porque exige a
socialização da política."

-Parabéns PT! 33 anos não são pouca coisa! Tenho orgulho de ter dado, nesses 33 anos, minha modesta contribuição militante. Mas enfatizo que, se temos muito sim a comemorar, também devemos aproveitar a data para desejarmos que as consignas acima façam parte, sempre, do dia-dia dos militantes e (sobretudo), dos dirigentes do partido, não ficando somente no campo das intenções/declarações.
E, sobretudo, da nossa tão propalada e cantada 'democracia interna', às vezes muito distante do nosso real cotidiano (no partido e nos nossos governos). Para refletir.