27 fevereiro 2013

Reforma política

Reunião de líderes define votação da reforma política



Reforma política deve ser votada em abril 

Relator da reforma política na Câmara Federal, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) saiu feliz da reunião de líderes desta terça-feira (26.02) quando ficou definida a votação da matéria em Plenário para os dias 3 e 4 de abril. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que dificilmente haverá consenso em torno das propostas, mas que a sociedade anseia por uma reforma política.

O ponto central da proposta apresentada por Fontana é o financiamento público exclusivo “com forte redução dos custos de campanha”. Para o relator, a medida também irá reduzir a influência do poder econômico que hoje financia a política. Entre os pontos que deverão entrar na pauta do Plenário, o parlamentar destaca a coincidência de eleições (mesmo ano), o fim das coligações proporcionais e a adoção do sistema belga de votação (lista flexível, onde o eleitor escolhe votar em um candidato ou na lista partidária, e o seu voto tem o poder de alterar a lista do partido).

Henrique Fontana acredita que a aprovação da reforma política trará uma mudança profunda e positiva para a vida política brasileira.  Segundo ele, não há consenso entre os deputados, mas existe maioria suficiente para aprovação.

*Fonte: http://www.henriquefontana.com.br

Nenhum comentário: