03 dezembro 2013

'Para Agir como o PT Agia!'


DIÁLOGO PETISTA

Conforme  havíamos anunciado aqui no Blog, neste final de semana (30/11 e 01/12) o 'Diálogo Petista'  promoveu uma concorrida e representativa 'Plenária Nacional' em São Paulo/SP.  Estiveram presentes, 'para avaliar a situação política e o momento pós-PED e adotar pontos comuns urgentes na discussão interna, assim como propostas para a luta dos trabalhadores e do povo', delegações petistas de 15 estados da Federação.  

Compuseram a Mesa dos Trabalhos @s companheir@s: Markus Sokol (membro do Diretório Nacional do PT e Coordenador do 'Diálogo Petista'); Maria Alice (PT/SP, assessora do companheiro José Dirceu); Júlio Turra (membro da Direção Nacional da CUT), Misa Boito (DE do PT/SP) e o Deputado Estadual Adriano Diogo (PT/SP).

Os principais temas abordados foram:  fortalecer a campanha contra a Ação Penal 470, em defesa do PT e dos Direitos Democráticos -  'para agir como o PT agia'; a luta por um Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana que  realize a Reforma Política; o retorno dos Encontros de Delegados e o  fim do atual modelo do PED (eleições internas) do PT, que descaracteriza, despolitiza  e desmobiliza o partido, além de inserir definitivamente o 'poder econômico' e a força dos 'mandatos' e 'aparelhos' nas disputas internas (legítimas) do PT; a intensificação da campanha pela retirada das tropas brasileiras do Haiti, à exemplo da atitude tomada pelo Presidente do Uruguai, Pepe Mujica ('não podemos continuar sendo a  guarda pretoriana do império!', enfatizou corretamente o Presidente uruguaio. Esperamos que a Presidenta Dilma siga no mesmo caminho).  


Ao final dos dois dias de debates,  dentre outras decisões, foi aprovado por unanimidade um documento intitulado 'Compromisso  - Juntos pelas Bandeiras do PT' (que aborda os principais pontos tratados na Plenária, e que divulgaremos posteriormente) e a  realização  de um Ato pela Constituinte (Reforma Política) a ser realizado em São Paulo no primeiro semestre de 2014.  Foi tirado, também, indicativo de realização de Plenárias e Atos semelhantes nos demais Estados. (por Júlio Garcia)

*Na foto acima, da esquerda para a direita (na Sede do PT/SP, durante a realização da Plenária) os companheiro Júlio Turra, este Editor e o companheiro Markus Sokol. - Créditos da foto: companheiro Marcelo Carlini.

Nenhum comentário: