26 fevereiro 2018

Coluna C&A (por Júlio Garcia)


Crítica & Autocrítica - nº 122

*A Direção Nacional do PT adiou a Caravana com o ex-Presidente Lula que estava marcada para começar no próximo dia 27, em São Borja. O motivo alegado é de que a agenda deve contemplar também universidades (como a UNIPAMPA) e os IFFs, cujos alunos, neste período encontram-se em férias.

*A Caravana no RS deve ser realizada na segunda quinzena de março, confirmaremos datas e agendas em breve. De Santiago e Região devem sair várias delegações para prestigiar, levar apoio e solidariedade ao companheiro Lula.
...

*Na última sexta-feira, 16/02, o Deputado Federal Marco Maia (PT/RS) e sua Equipe de Assessores no RS (dentre os quais, faz parte este Editor) estiveram reunidos, durante todo o dia, no Escritório Político de Canoas/RS (foto). Na oportunidade, foram longamente debatidos os temas relativos à conjuntura nacional e estadual (especialmente a luta contra o golpe em curso no país) e a necessidade de intensificar as mobilizações em defesa do Presidente Lula, injustamente condenado sem provas - e pelo direito do mesmo ser candidato nas eleições deste ano. Da mesma forma, foi destacada a importância de ser reforçada e priorizada a organização pelo PT da pré-candidatura do ex-ministro (também ex-deputado federal e ex-vice Governador) Miguel Rossetto e do Senador Paulo Paim ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente.

*A preparação da próxima campanha eleitoral (o Deputado Marco Maia já confirmou que vai concorrer à reeleição à Câmara dos Deputados), objetivos eleitorais, regiões prioritárias para a consolidação e ampliação da atuação, de apoios/parcerias, assim como o início da definição das "dobradas" com os pré-candidatos à Assembleia Legislativa gaúcha que estão sendo apresentados ao Partido, foram temas igualmente abordados, devendo essa importante discussão ter continuidade em março e abril vindouros.  

*Por fim, foi realizado um balanço (considerado bastante exitoso) das ações do Mandato, especialmente no último período, tanto no Parlamento, através das frequentes intervenções do Deputado, dos debates em que participou, agendas pelo interior do Estado, da intervenção forte nas Redes Sociais e da apresentação que fez de vários projetos. Um dos pontos de destaque da reunião foram os resultados dos encaminhamento das demandas originárias de municípios de praticamente todas as regiões do Estado, considerado também muito positivo, uma vez que foram contempladas satisfatoriamente na maioria dos casos. 
...

*Eleições 2018 - Abriram-se recentemente os prazos para inscrições dos pré-candidatos que queiram concorrer pelo Partido dos Trabalhadores do RS nas eleições deste ano, em todos os níveis.

*A propósito, tenho sido questionado (inclusive pela imprensa local/regional) se serei – ou não – novamente candidato a Deputado Estadual nas eleições deste ano. Na última eleição que concorri, como é sabido, acabei não fazendo a campanha que tínhamos planejado, dentre outros fatores, principalmente por falta de recursos financeiros (que novamente foram muito escassos, sobretudo na ‘chamada reta final’ ...). Fomos forçados, então, a  'puxar o freio' (para não deixarmos dívidas...).  Contudo, avalio que, mesmo assim, dei minha contribuição, fazendo o debate e  o ‘contraponto’ aos conservadores e à direita, apresentando propostas, dando ainda, ao final e ao cabo,  minha modesta contribuição para a eleição dos companheiros deputados estaduais que hoje integram nossa bancada.

*Pois, agora, para minha honra e satisfação, vejo meu nome novamente lembrado por um grupo de valorosos(as) companheiros(as) para compor a nominata do Partido,  sendo que o mesmo já consta como um dos pré-candidatos a Deputado Estadual inscritos no PT/RS.

*Registro que fico muito honrado com a lembrança dos(as) companheiros(as). Contudo, com toda a sinceridade e franqueza que me é peculiar, entendo que ainda é cedo para termos uma decisão final - que deverá ocorrer em meados de abril, após muito bem avaliarmos a conjuntura regional, as possibilidades de apoio, dobradas etc... - e auscultarmos o conjunto de companheiros(as) com quem milito (não só de Santiago e Região, como também de Canoas, Porto Alegre e Região Metropolitana, principalmente) - e, é claro, ouvir os cidadãos e amigos(as) que nos tem apoiado ao longo de todos estes anos.
...

  
*Visita do companheiro Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT - Em que pese certos setores midiáticos locais (os mesmos de sempre!) terem tentado 'ignorar' a visita exitosa do ex-ministro e vice-governador Miguel Rossetto a Santiago e Região (ou mesmo minimizar sua importância, com as honrosas exceções do Jornal A Folha, da Rádio Santiago e deste Portal), sou testemunha (acompanhei nosso futuro Governador em todo o roteiro realizado na Região) de que a mesma atendeu ... e superou as expectativas iniciais. Foi um pequeno "aquecimento" para a campanha eleitoral deste ano, que já está prestes a iniciar...


*Para registro: Na Reunião-jantar realizado em Santiago (Restaurante La Toscana)mais de 80 pessoas participaram. No almoço no Itacurubi (CTG), estiveram presentes mais de 100 pessoas. Já a Plenária Regional realizada em São Luiz Gonzaga também superou as expectativas, lotando completamente as dependências da Câmara de Vereadores do município vizinho. (As atividades realizadas, portanto, revestiram-se de êxito, ainda mais considerando que estávamos em pleno período de férias).  #A Luta Segue!

(*Por Júlio Garcia, especial para o Portal O Boqueirão Online)

Nenhum comentário: