24 novembro 2019

COMPANHEIRO CLOVIS INGENFRITZ DA SILVA: #PRESENTE!!!!



Clóvis Ingelfritz da Silva em palestra em Plenária do CAU/BR (Divulgação)


Morre, aos 80 anos, Clovis Ilgenfritz. Velório será na Câmara de Vereadores de Porto Alegre


Da Redação do Sul21(*)
Faleceu, no final da noite deste sábado (23), o arquiteto Clóvis Ingelfritz da Silva. A informação foi dada, nas redes sociais, pelo seu filho Tiago Holzmann da Silva, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O velório acontecerá neste domingo, a partir das 11h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Clovis Ilgenfritz foi presidente e fundador da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986, e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), em suas primeiras três diretorias (1974 a 1983). Também foi vice-presidente do CAU/RS. Em outubro passado,  Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), realizado em Porto Alegre, com o Colar de Ouro, comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e atuação profissional.
Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o arquiteto dedicou boa parte de sua trajetória profissional a trabalhos de habitação popular e planejamento urbano, dividindo-a com a atuação em entidades representativas dos arquitetos. Ele foi pioneiro na defesa da Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, que considerava “como um SUS da habitação”, fundamental para melhorar as moradias e atingir um segmento da população sempre desassistido.
No currículo de Clóvis está também uma extensa atuação ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido um dos fundadores do partido (1980) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), [1983]. Foi vereador em Porto Alegre por três vezes na década de 1990 e deputado federal.
“A trajetória de Clóvis Ilgenfritz da Silva se confunde com a criação dos sindicatos de arquitetos e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, há 40 anos.”, disse Cicero Alvarez, presidente da FNA. ” Clóvis foi um grande profissional, colega e amigo de todos que passaram pela organização dos trabalhadores e luta sindical, merecendo nossas homenagens. O legado de Clóvis será sempre lembrado na luta por um mundo mais justo. Clóvis Ilgenfritz da Silva: Presente!”.

-Nota do Editor do BlogEstivemos juntos em praticamente todas as campanhas - e nas lutas! - do PT no RS, desde o seu início.... Na postagem  que fiz (01/10/2014) num dos blogues que edito - o Blog do Júlio Garcia - , singelo registro do grande comício que participamos - juntamente com outros valorosos e históricos companheiros(as) - em Porto Alegre, na campanha de 2014, foto abaixo. (Dentre outrxs, aparece em primeiro plano este Editor, então candidato a Deputado Estadual (de camisa vermelha), os companheiros e amigos Clovis Ilgenfritz da Silva, Flávio Koutzii, os deputados Villaverde, Raul Pont e Maria do Rosário Nunes.)

-Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e companheirxs. O Clóvis, além de grande companheiro, era meu amigo. Também trabalhamos juntos durante alguns anos na CGTEE, em Porto Alegre, no Governo Lula. -Grande perda! #Luto!

(*) Com o Sul21

Nenhum comentário: