03 fevereiro 2020

Alunos celebram nas redes professora que detonou fascismo usando Vandré, Belchior e Milton Nascimento


O discurso da professora Miriam Bianca Amaral Ribeiro, como paraninfa da turma de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, está sendo celebrado por alunos e colegas. .
A fala da professora, de cerca de 7minutos, viralizou.
“Que alegria ter uma colega como a Profa Miriam Bianca Amaral Ribeiro, paraninfa da turma de pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG) 30/01/2020!!! Viva Paulo Freire!!!”, escreveu a colega Rosângela Corrêa.
Carolina Di Dias escreveu, no perfil da professora:  “E assim, começou o discurso épico da minha querida, humana e sábia professora Miriam Bianca Amaral Ribeiro: “Prepare o seu coração pra coisas que eu vou contar: Paulo Freire, Paulo Freire, Paulo Freire.” E eu me derreti em lágrimas e aplausos. Gratidão Bianca, e a todos os mestres amados que eu tive oportunidade de galgar saberes, necessários para uma formação pedagógica e humana”.
“Quando dizem que este governo ainda cairá pelo poder das mulheres, é sobre isto aqui: Parabéns, Miriam Bianca Amaral Ribeiro”, opinou Abiã Iris.
Mariana Lopes escreveu: “MIRIAM BIANCA, que orgulho de você, de ser sua colega de trabalho e companheira de lutas! Não à toa, é também uma das referências bibliográficas da minha tese!”.
Alunos, colegas e pessoas que não conheciam a professora compartilharam o vídeo.
Em seu discurso contra o fascismo, a professora citou logo de cara Disparada, de Geraldo Vandré, depois recorreu a trecho de Como o Diabo Gosta, de Belchior, e finalizou cantando trecho de Coração Civil, de Milton Nascimento
“Pátria Amada não é Pátria Armada”, ela afirmou em uma das passagens mais aplaudidas do discurso, que utilizou para criticar — sem citar nomes — o governo Bolsonaro e o desmonte da escola pública em Goiás.
A professora cantou, para incentivar os formandos a amar a vida, repetindo a letra de Milton: “Quero a liberdade, quero o vinho e o pão; quero ter alegria, quero amor, prazer; quero minha cidade sempre ensolarada; os meninos e o povo no poder, eu quero ver”. (...)
CLIQUE AQUI para ver o vídeo e a íntegra da postagem do Viomundo.

Nenhum comentário: