13 março 2009

Economia




Deputado Henrique Fontana elogia decisão do Copom de baixar os juros para alavancar economia

O líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), considerou "muito boa" a decisão tomada ontem pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), de baixar em 1,5 ponto percentual a taxa Selic. "É importante lembrar que o Brasil, diante da crise financeira global, tem opções como essa de reduzir os juros para alavancar a economia". Com a decisão do Copom, a taxa básica de juros passou a ser de 11,25%.

Ao ressaltar que a crise que atinge a economia de todo o planeta é resultante de "uma grande irresponsabilidade daqueles que comandam o centro das finanças", o deputado observou que o governo brasileiro está conseguindo manter investimentos, aumentar o salário mínimo, reduzir os juros e manter suas reservas internacionais.

Fator previdenciário – Henrique Fontana disse ainda que o fim do fator previdenciário – previsto no PL 3299/08, do Senado, que agora tramita na Câmara – está entre as prioridades do governo, em uma negociação mediada pelo relator, o deputado Pepe Vargas (PT-RS), com as centrais sindicais. Henrique Fontana afirmou que o governo considera injusto o fator previdenciário. "Trata-se de um mecanismo que penaliza justamente os trabalhadores que começaram a trabalhar mais cedo", criticou.

Fontana citou como base de discussão a proposta na qual trabalha Pepe Vargas, o chamado sistema 85/95. De acordo com esse cálculo, seriam somados a idade e o tempo de contribuição, de forma a alcançar o número 85 no caso das mulheres e 95 dos homens, para a obtenção da aposentadoria.

Redução da jornada – Perguntado sobre a posição do governo quanto à redução da jornada de trabalho, Fontana disse que se trata de uma boa proposta. "O governo tem de fazer um esforço enorme para preservar o emprego e a renda neste momento", declarou, ressaltando que é necessário "lembrar ao setor produtivo que o mercado interno é a grande alavanca da economia".
O líder do Governo Lula afirmou que a redução da jornada é uma medida que historicamente tem sido tomada de tempos em tempos, devido ao avanço tecnológico. "Os problemas previstos por alguns setores nunca se comprovaram, pois a economia se acomoda com essas novas regras." (Com a Agência Informes)

Nenhum comentário: