21 março 2009

Meio ambiente







Canoas e Sapucaia se unem ao esforço para reabilitar o Rio dos Sinos

Marcado pela mortandade de 87 toneladas de peixes há dois anos, o Rio dos Sinos ganhou uma carga a mais de oxigênio ontem (20) pela manhã. Os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul aderiram formalmente ao Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o Pró-Sinos, uma resposta de um grupo de cidades da região ao desastre ambiental que chocou o País em 2006. Com isso, o sonho de reabilitação de um dos mais importantes mananciais gaúchos ganha novo alento. “Canoas e Sapucaia estavam de costas e, agora, voltaram-se para o rio. A contribuição destes dois municípios será fundamental para aumentar a capacidade de atração de novos investimentos e para as necessárias ações articuladas para a reabilitação do Sinos”, comemorou o deputado Ronaldo Zulke (PT), um dos idealizados do consórcio.

A assinatura do contrato aconteceu no ancoradouro do Instituto Martin Pescador em São Leopoldo. O prefeito de Canoas Jairo Jorge e o vice-prefeito de Sapucaia do Sul Ibanor Catto deslocaram-se até a cidade vizinha não pela movimentada BR-116, mas pelo rio dos Sinos a bordo do barco do Instituto. Acompanhados por vereadores, integrantes de organizações da sociedade civil dos dois municípios e pelo deputado Ronaldo Zulke, zarparam do Parque Pesqueiro em Sapucaia e subiram o Sinos em direção a São Leopoldo, passando pelo exato local em que o Martin Pescador avistou, em outubro de 2006, o primeiro lençol de peixes mortos.

Agora, o Pró-Sinos conta com a participação de 21 das 32 cidades que integram a bacia do Sinos. Com isso, o primeiro consórcio de saneamento ambiental do Brasil passa também a gozar da condição de ser uma das maiores autarquias do gênero no Brasil. “O Pró-Sinos ganhou força, consolidando-se como consórcio e como canal de reivindicação dos municípios da região nas questões ambientais. O desafio que temos pela frente é o de buscar todas as cidades que ainda não se uniram ao esforço para recuperar o rio”, frisou o diretor do consórcio, Luiz Antônio Castro.

Reencontro

Para o prefeito de Canoas, o dia teve um significado especial: “o deslocamento pelo rio para aderir ao Pró-Sinos simboliza o reencontro das duas cidades com um patrimônio natural que deve ser preservado e o compromisso de uma nova geração de governantes com o meio ambiente.”

Castigado pelo lançamento de metais pesados em suas águas, e pela carga orgânica produzida pelas cidades, o rio dos Sinos começa agora a ser compensado com as primeiras ações concretas para a alteração deste quadro. Com a ajuda da União, três projetos de caráter regional, capitaneados pelo Pró-Sinos, já estão em andamento: educação ambiental, manejo de resíduos sólidos e o plano de bacias. “É o vento da mudança de mentalidade que começou a soprar em nossa região. Sem isso, não há como enfrentar o enorme desafio de tratar o esgoto antes de lançá-lo nas águas do rio. A adesão de Canoas e Sapucaia representa um avanço significativo neste sentido, já que muito pouco poderá ser feito sem a participação, senão de todas, pelo menos da maioria das cidades que integram a bacia do Sinos”, afirmou o vice-presidente do Pró-Sinos, prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann. (Por Olga Arnt, do sítio PTSul)

Nenhum comentário: