26 outubro 2009

Eleições no Uruguai (III)












José 'Pepe' Mujica venceu 1º turno com 49,18% dos votos

Villaverde acredita que Mujica será eleito em novembro

Acompanhando as eleições gerais do Uruguai que aconteceram neste domingo (25), no país vizinho, onde os uruguaios votaram para escolher o presidente e o vice-presidente da República, deputados e senadores, e ainda responderam indagações plebicitárias sobre anistia e voto no exterior, o deputado Adão Villaverde (PT) afirma que a Frente Ampla, do candidato José Mujica, teve uma espetacular vitória sobre os dois tradicionais adversários, blancos e colorados, e deverá ser consagrada no segundo turno, em 22 de novembro.

Mujica teve 49,18% dos votos, com uma diferença percentual de mais de 20% sobre o segundo colocado do Partino Nacional (Blanco),o ex-presidente Luis Alberto Lacalle. Faltaram apenas 18.041 votos em um universo de cerca de 2,5 milhões para Mujica ser eleito já no primeiro turno.

A Frente Ampla consquistou, ainda, metade das 30 cadeiras no Senado e deverá ter maioria se vencer no segundo turno já que o vice presidente eleito é automaticamente empossado senador. Com 50 deputados, a Frente também terá forte representação majoritária na Câmara de Deputados que tem 99 cadeiras. "Agora, no segundo turno, o que está em jogo é se vão continuar os avanços de desenvolvimento econômico com inclusão social do governo da Frente Ampla, do presidente Tabaré Vázquez, ou se restaurará a lógica neoliberal que tanto prejudicou o país", diz o deputado,

Villaverde, que representa a bancada estadual do PT e está no Uruguai a convite do presidente da Frente Ampla, o ex-ministro da Educação, Jorge Brovetto, participou de jantar oferecido às delegações estrangeira no sábado ao chegar à capital uruguaia. No domingo, esteve acompanhando Pepe Mujica em agendas eleitorais no locais de votação da capital e à noite acompanhou, com a direção da sigla, a apuração no hotel NH Columbia. (Por André Pereira, do sítio PTSul).

2 comentários:

Guilherme e seus dias disse...

A mídia brasileira pretende desqualificar a votação do Mujica e que o estado de animo da centro-esquerda caiu e o da direita cesceu, que o 2º turno é indefinido. Um jogo da direita via mídia brasileira? Você poderia tecer sua impressão sobre a hipotese.
Percebo pelo teor do seu comentário que o 2º turno é muito mais favorável ao Mujica que deve ganhar a eleição para o bem da América do Sul. Torço que assim seja.

JÚLIO GARCIA disse...

Prezado Guilherme, não tenho nenhuma dúvida de que a mídia monopolista brasileira tem 'lado' nestas eleições no Uruguai - e o lado deles não é o nosso, isso é óbvio. Já estão dando sua 'mãozinha' para tentarem derrotar Pepe e a FA. Mas acredito que isso será inútil, não conseguirão. Estás coberto de razão.
Grande abraço e obrigado pela visita!