10 outubro 2009

Sobre Bisol



















JOSÉ PAULO BISOL

Ruy Armando Gessinger escreve:

Visitando o blog de Júlio César Schmitt Garcia, dou com um vídeo de Bisol.

Quando ingressei na magistratura no início dos anos 70, eu era um deslumbradinho pela vida e pelas coisas. Tivera uma infância boa, adolescência excelente, Faculdade ótima, passara no concurso depois de dois anos advogando. Tal mundo não era wonderful?

Na sede campestre da Ajuris jogava-se um bom futebol. E logo conhecí colegas mais antigos inquietos. Inquietos e não tão deslumbrados assim. Gaiger, Koch, Fábio Koff, Rocha Lopes e, destacando-se bastante, a meus olhos, Bisol.

Cara normal, jogava bem, tomava cerveja como todos, mas criticava a atuação do nosso Tribunal e via com olhos extremamente críticos a própria ação de julgar.

Nesses papos pós jogos ele e seus ” jagunços” ( o grupo político de juízes que acabou independizando a Ajuris frente ao Tribunal) foram me inquietando e me fizeram começar a pensar criticamente e lá me fui aos jurisfilósofos de cuja existência até então não soubera.

Bisol e seu grupo foram amealhando, silenciosamente, seguidores e talharam, decisivamente, as gerações seguintes de juízes.
Acompanhei-o por boa parte da vida.
Depois ele trilhou outros caminhos, na TV, no rádio, na Política.
Sempre levando sua lanterna crítica.

É isso o que considero o mais importante. Bisol sempre levantou dúvidas, sempre suscitou a discussão. Sem ele a magistratura gaúcha talvez tivesse demorado bem mais a ser o que é dentro do país. Talvez tivesse sido bem mais dócil e atrelada, como ainda parece ser em alguns lugares fora daqui.

Bisol foi decisivo na minha vida.

*Fonte: Blog do Ruy Gessinger http://blog.gessinger.com.br/

***

**Nota:
Este blogueiro ficou muito honrado com a ilustre visita do Ruy Gessinger (desembargador aposentado, advogado militante, pecuarista e blogueiro) e aproveita para assinar embaixo de sua postagem em relação a importância da contribuição de Bisol para a oxigenação da magistratura e para o enriquecimento e dignificação da vida pública - gaúcha e brasileira.

José Paulo Bisol (foto) foi -justamente- homenageado com a medalha 'Mérito Farroupilha', esta semana, na AL, através de iniciativa do deputado petista Elvino Bohn Gass, conforme foi divulgado pelo blog. (Júlio Garcia)

Um comentário:

Unknown disse...

Bela homenagem, Júlio !

Abrs!