24 março 2013

Taiguara Vive!



* Taiguara, no show "Treze Outubros", conta sobre seu contato com uma das censoras nos tristes tempos da famigerada ditadura militar. O relato se refere a canção "Nova York" - algo que o clip não permite deixar exatamente claro. O incômodo em questão  é a presenca da palava "Policia", entre as outras "po" e "poluicao". Citando a necessidade de preservar o recurso poético sendo utilizado, a aliteração, Taiguara sugere cantá-la então  na língua Inglesa - desde que a letra da cancão de fato se refere a cidade de Nova Yorque - e a censora permite que assim a cancão "passe"; embora foneticamente o trecho, mesmo com a palavra registrada em inglês  possui o mesmo som que o original "o po, a policia (*police e a) e a poluição" - proporcionando assim, o mesmo obvio resultado. 

Após o relato, Taiguara, ao piano, canta a bela "Que as criancas cantem livres".
...

**Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu9 de outubro de 1945 — São Paulo14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositorbrasileiro nascido no Uruguai durante uma temporada de espetáculos de seu pai, o bandoneonista e maestro Ubirajara Silva.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949 e para São Paulo, posteriormente, em 1960. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como HojeUniverso do teu corpoPiano e violaAmandaTributo a Jacob do BandolimViagemBerço de MarcelaTeu sonho não acabouGeração 70 e "Que as Crianças Cantem Livres"; entre outros.
Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas. Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.
Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara com Hermeto Paschoal, participação de músicos como Wagner TisoToninho HortaNivaldo OrnelasJacques MorelenbaumNovelliZé Eduardo Nazário, Ubirajara Silva e uma orquestra sinfônicade 80 músicos. O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria à África e à Europa por vários anos.

*via YouTube e http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiguara

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades de Taiguara...
Curti esse post..