09 março 2013

Venezuela: Eleição presidencial deve ser marcada para 14 de abril


A Venezuela deve realizar nova eleição presidencial em 14 de abril. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) ainda não confirmou a data, mas conforme fontes consultadas por Opera Mundi no chavismo e analistas eleitorais, esse deve ser o dia em que Nicolás Maduro, presidente interino, enfrentará seu adversário opositor, provavelmente o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles.

Ontem, após tomar posse, Maduro comunicou que pediu urgência ao CNE. "Nós fazemos, em primeiro lugar, um chamado para que o Poder Eleitoral, no uso de suas atribuições, avalie e tome a decisão, e, no dia que fizer a convocação, nós estamos prontos para ir à eleição", afirmou. "Sem medo, com segurança, com força. Nos sentimos seguros quanto à democracia venezuelana, quanto ao sistema de votação", assegurou, antes de afirmar: "Que vença quem tiver de vencer, que decida o povo".

Será uma corrida contra o tempo, já que os candidatos terão pouco mais de um mês para convencerem o eleitor. De acordo com o jornalista especializado em eleições, Eugenio Martínez, os maiores desafios para o CNE serão a auditoria do sistema de votação e a organização do voto no exterior. "O mais chamativo do cronograma eleitoral da presidencial é que as inscrições começariam amanhã", afirmou. Ou seja, ainda no período de luto nacional e com Chávez sendo velado na Academia Militar. (...)


-Leia mais Clicando Aqui (via Opera Mundi)

Nenhum comentário: