12 março 2014

Coluna C&A


Crítica & Autocrítica - nº 97




* O governador Tarso Genro informou no início desta semana que o Engenheiro Cláudio Fioreze (atual Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SAEAPA) será o novo Secretário titular da pasta, com o afastamento de Luiz Fernando Mainardi, que sai para concorrer a uma vaga para deputado estadual pelo PT.

* A propósito, convidado pelo companheiro Adeli Sell (novo Sub-Diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio), tive o prazer de almoçar  - e conversar - com o companheiro Cláudio Fioreze durante evento realizado no Parque neste último domingo. Trata-se, sem dúvida, de um excelente quadro - técnico e político. A SEAPA vai, com certeza, continuar muito bem dirigida.

* E por falar no companheiro Adeli Sell, soube que o mesmo não está mais alinhado com a corrente interna petista ULD (Unidade e Luta Democrática). Ele faz parte agora - assim como este Editor - do rol (cada vez maior) de militantes 'independentes' do PT.

Estive recentemente na AL/RS, oportunidade em que mantive uma longa, produtiva e proveitosa reunião com o deputado Raul Pont. Dialogar com o Raul, além de prazeroso, é uma oportunidade ímpar para - além de nos atualizarmos sobre as andanças partidárias, conjuntura e nossos governos -, nos enriquecermos intelectual e politicamente. Sua biografia, coerência e trajetória de lutas dispensa maiores comentários.

* Semana que vem tenho forte agenda de trabalho em Santiago/RS. Estou  - em parceria com meu pai, o advogado José Nunes Garcia - com Escritório de Advocacia situado à Rua Sete de Setembro, nº 173/02, centro da cidade. Os agendamentos para atendimento podem ser realizados pelos fones 55-3251.0386, 55-9117.8355 e/ou 51-92468966 - ou pelo e-mail juliogarcia.adv@outlook.com 

* E por falar em Santiago, o vereador Sérgio Marion (PT) informou que não pleiteará vaga na chapa proporcional do PT para a Assembléia Legislativa do RS, ao contrário do que se especulava. Informou em nota que 'ainda não se sente preparado' para alçar tal voo, optando agora por consolidar seu mandato como vereador, trabalhar  e estudar. Com essa postura  - humilde mas acertada -, sem dúvida ele aumenta ainda mais o seu conceito junto à população. 

* Como em Santiago a maioria dos partidos políticos pretende lançar candidatos locais ao pleito deste ano (tanto para a AL como para a Câmara Federal), resta agora saber qual vai ser a tática do PT santiaguense para evitar a perda dos votos dos eleitores  que, mesmo simpatizando com o PT, preferem votar nos candidatos do município. Essa não é uma questão secundária...

* “É boa a chance da Corte Interamericana de Direitos Humanos anular as condenações do mensalão (AP 470) e determinar novo julgamento”. CLIQUE AQUI para ler a postagem, na íntegra.

* Por proposição da vereadora  Sofia Cavedon (PT/PoA), a Câmara Municipal concederá nesta sexta-feira, 14/03, o Título de Cidadão de Porto Alegre para o fotógrafo Sebastião Salgado e Diploma de Honra ao Mérito para Lelia Salgado, companheira e articuladora das inúmeras intervenções deste grande artista contemporâneo. Homenagem merecida.

* Relações do PT Nacional (e do Governo Dilma) com o PMDB, que já eram 'complicadas', tornaram-se 'perigosas' (para dizer o mínimo). Como diz o Deputado Vicentinho (PT/SP): "esse partido tem que definir qual é a sua cara, se é oposição ou se é situação. Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo". É isso aí...

* Ocorre amanhã (13/04, às 18 h), no Plenarinho da  AL/RS, em Porto Alegre, o Lançamento da Frente Parlamentar em defesa do Plebiscito Popular, uma iniciativa do mandato da deputada estadual Stela Farias (PT).  Ela informa que está'coordenando esta iniciativa como forma de mobilizar nossa sociedade para participar do plebiscito que ocorrerá de 1º a 7 de setembro deste ano. A constituinte exclusiva do sistema político servirá para enfrentar os problemas do povo brasileiro, realizando reestruturações que ainda não foram asseguradas como no caso da Reforma Política'. Também estarei lá, com certeza... (por Júlio Garcia, especial* para 'O Boqueirão Online').
...

*C&A - Coluna que mantenho (i)regularmente no Blog
 http://o-boqueirao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: