07 fevereiro 2017

Filha de caixa de supermercado, negra e 1º lugar na Medicina da USP: “A meritocracia é uma falácia”

“Meu pai simplesmente me abortou. Nunca pagou pensão nem nada. Me esqueceu”, revelou, em entrevista ao Saúde Popular, Bruna Sena, a estudante de escola pública que passou em primeiro lugar em medicina na USP de Ribeirão Preto, a vaga mais concorrida da Fuvest – 2017, o vestibular mais concorrido do país. Confira
Por Nadine Nascimento, no Saúde Popular

“A meritocracia é uma falácia. Eu consegui porque tive ajuda. Não dá para igualar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Eu me esforcei muito, sim, mas não consegui só por causa disso, eu tive apoio. E é isso que a gente tem que dar para quem não tem oportunidade. A gente perde muitos gênios por aí, inclusive nas favelas porque não podem estudar”, diz a estudante Bruna Sena, jovem negra, primeiro lugar em medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.
Estudante de escola pública, Sena alcançou a nota mais alta no curso mais concorrido do vestibular 2017 da USP. Com apenas 17 anos, a jovem superou 6,8 mil candidatos que disputaram as 90 vagas de graduação. Para comemorar o resultado em sua rede social ela passou um recado: “A casa-grande surta quando a senzala vira médica”. (...)
Continue lendo clicando AQUI (Via Revista Fórum)

Nenhum comentário: