02 setembro 2019

Se a eleição fosse hoje, Haddad venceria Bolsonaro - Datafolha: "arrependidos" do segundo turno já pularam do barco!

Haddad.jpg
Haddad em Fortaleza, durante a campanha eleitoral de 2018 (Créditos: Polianna Uchoa/Divulgação/PT Ceará)
Do Conversa Afiada - Joaquim de Carvalho, no Diário do Centro do Mundo, chama atenção para um ponto importante da pesquisa Datafolha divulgada hoje (2/IX), que mostra a alta da rejeição ao presidente Jair Messias:
(...) O dado mais relevante do ponto de vista politico é o dos arrependidos: pessoas que votaram em Bolsonaro no segundo turno, mas não repetiriam o gesto se a eleição fosse hoje. Essa revelação está na análise do diretor do Datafolha, Mauro Paulino. Ele escreveu:

"A prova do diagnóstico está no contingente de arrependidos — um em cada quatro dos que votaram no capitão reformado não repetiria a opção caso o pleito fosse hojegarantindo a Fernando Haddad (PT) uma liderança apertada, mas fora dos limites da margem de erro."

Ou seja, Bolsonaro é considerado hoje produto de um erro admitido por 25% dos seus eleitores no segundo turno. (...)

Bolsonaro foi eleito, em 28/X/2018, com 57.797.847 votos - 55,13% do total de votos válidos.
Se perdesse um quarto desses votos - os "arrependidos", como afirma o diretor do Datafolha -, Bolsonaro teria 43.348.385 votos.
Haddad conseguiu, em outubro, 47.040.906 votos válidos.
Portanto, em tal cenário - sem considerar as possíveis transferências de voto dos "arrependidos" para Haddad - o candidato petista teria 52,04%, contra 47,95% de Bolsonaro.
A tendência de abandono dos que votaram no Jair Messias no segundo turno já havia sido observada em junho pelo Estadão, com base em informações do Instituto Big Data.
Em tempo: segundo o Datafolha, os mais arrependidos são "os que têm entre 45 a 59 anos, faixa especialmente atingida pela reforma da Previdência".

Nenhum comentário: