17 setembro 2019

Coluna C&A




Coluna Crítica & Autocrítica - nº 173

Por Júlio Garcia**

*Informa o conceituado site “Ópera Mundi” que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, denunciou nesta quinta-feira (11/09) à Organização das Nações Unidas (ONU) as ameaças do governo do presidente Jair Bolsonaro contra o "frágil processo de redemocratização" no país, após o mandatário iniciar um desmonte dos mecanismos de justiça e memória sobre a ditadura militar brasileira”. Reforça ainda que “a OAB ainda pediu para que a ONU "redobre a atenção" com governo Bolsonaro sobre as posturas do presidente em relação ao regime militar e as práticas de tortura e perseguição política realizadas à época”. *Sucinta nota deste colunista: ‘Já não era sem tempo!’

*Em relação a isso, também o histórico - e influente - jornal francês L’Humanité publicou recente Editorial onde chama a atenção para os retrocessos que estão ocorrendo no Brasil (em todos os sentidos) e defende, com todas as letras, a liberdade do ex-Presidente Lula. A manchete do jornal não deixa dúvida de sua posição: “Lula Livre”. Leiam a seguir:

“As políticas sociais de Lula tiraram 40 milhões de cidadãos da miséria. Depois de retirar o povo da pobreza após seus dois mandados, estava entre os favoritos das eleições, e tinha 90% de opinião favorável na população.

“Não desistiremos da luta até que o Brasil e os brasileiros estejam felizes novamente”, escreveu Lula depois da prisão aos leitores de L’Humanité, em 7 de abril deste ano. Nossas colunas não vão desistir. Não passa mais um dia sem as escandalosas e lamentáveis declarações do presidente de extrema-direita nas manchetes de jornais. Encarnação do fascismo a serviço do agronegócio, apoiado e financiado por patrões e banqueiros, Jair Bolsonaro mata um pouco mais a cada dia as conquistas sociais e democráticas do Brasil.

As políticas sociais de Lula tiraram 40 milhões de brasileiros da pobreza. Quando ele deixou o poder após dois mandatos, amplamente favorecido nas eleições, desfrutava de 90% da opinião favorável da população. Portanto, a chegada ao poder dessa ditadura militar nostálgica que, sem vergonha, assume seu desejo de arrasar parte da Amazônia e aniquilar povos indígenas não era inevitável. É o culminar de uma cabala, vamos assumir a palavra aqui, de uma conspiração, para desalojar a esquerda no poder.

Os fatos, apenas os fatos. Em 2018, após um julgamento injusto no qual foi acusado de se beneficiar da generosidade das construtoras, ganhando um apartamento em São Paulo, Lula foi condenado a doze anos de prisão, sem qualquer prova ou evidência, exclusivamente com base nas “convicções” do juiz Moro, que depois virou ministro da Justiça de … Jair Bolsonaro. Sua sentença é baseada apenas na “delação premiada“ de um ex-executivo da empresa que recebeu remissão de sentença no curso de seu testemunho contra Lula. Esse simulacro de justiça esconde um verdadeiro golpe de estado institucional, como o lançado dois anos antes para destituir Dilma Rousseff.

Neste fim de semana, em La Courneuve, o ex-presidente do Brasil se unirá ao povo da Fête de l’Humanité para cantar “Lula livre”, para que a campanha internacional por sua libertação se amplifique. Lula atrás das grades é a esperança de um povo inteiro que está condenado”.
...

*A propósito, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Santiago, que realizou domingo passado (08/09) seu Encontro Municipal na Câmara de Vereadores (etapa do seu VII Congresso Nacional, ora em curso), elegendo na oportunidade a nova direção que assumirá em janeiro próximo, também vem discutindo a intensificação da campanha por Lula Livre em Santiago e Região, além do tema conjuntura política (nacional, estadual e municipal), seu fortalecimento, novas filiações, bem como sobre a tática que adotará nas eleições municipais de 2020. #Alutasegue!
...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 13/09/2019. 

*Via Portal O Boqueirão Online


https://oboqueiraoonline.wixsite.com/oboqueirao

Nenhum comentário: