30 setembro 2019

Após realização de seu Encontro, o Partido dos Trabalhadores - PT de Santiago/RS discute sua organização e tática eleitoral para as Eleições de 2020




Da Redação do Portal O Boqueirão Online*

O Partido dos Trabalhadores - PT, dando sequência ao cronograma político aprovado anteriormente por sua Direção Nacional, realizou dia 8/09, na Câmara de Vereadores, a Etapa Municipal do seu VII Congresso Nacional, realizando seu Encontro Municipal (PED). Na oportunidade, foram votadas as Teses das Chapas que concorrem para as direções Estadual e Nacional do partido. Para o Diretório Municipal não houve disputa, pois foi construída uma plataforma programática comum e lançada uma chapa unitária. Da mesma forma, houve consenso na escolha para a presidência do PT local, que será exercida por Rômulo Vargas, que hoje exerce a função de vice-presidente do PT de Santiago (que tem atualmente como presidente a advogada e ex-vereadora Iara Castiel). A nova Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores tomará posse em janeiro do ano que vem.

Após a realização do Encontro, na primeira reunião de sua Direção Executiva Municipal (ampliada), realizada na última semana, dentre outros assuntos, foram discutidas a organização e o fortalecimento do PT local, atividades de Formação Política, a intensificação da campanha por "Lula Livre" (uma vez que o ex-presidente foi julgado e condenado sem provas, portanto injustamente, num complô jurídico/midiático realizado para tirá-lo das eleições presidenciais  que venceria facilmente já no primeiro turno, como já está mais que sabido).

A Direção petista também discutiu a tática e a estratégia que o PT adotará nas de Eleições 2020.  Segundo seus dirigentes, há consenso de que o partido deverá lançar prioritariamente uma forte nominata de pré-candidatos à vereança, buscando retomar as cadeiras que já teve no Legislativo Municipal. Para o Executivo Municipal, o PT está avaliando se lançará candidatura própria ou se buscará articular uma Frente Popular e Democrática, com partidos - e/ou setores que dela participarem - que estejam em oposição ao continuísmo clientelista não só do PP local, mas também em relação aos governos de extrema-direita de Bolsonaro (PSL) e neoliberal de Eduardo Leite (PSDB/RS) e seus aliados. No caso de prosperar a construção de uma frente oposicionista, o PT pode inclusive abrir mão da cabeça de chapa, numa clara demonstração de ‘boa vontade’ para viabilizar a unidade da oposição, informam seus dirigentes.  

Segundo suas principais lideranças, o PT santiaguense tem vários nomes qualificados para concorrer ao Executivo (sendo que alguns até já foram sondados e, inclusive, citados por setores da mídia local). Contudo, não existe ainda nada decidido, uma vez que o partido priorizará, primeiramente, além da nominata de candidatos para a Câmara, a discussão com a oposição sobre a viabilização da Frente e a confecção de um Programa de Governo Democrático e Popular, que inverta prioridades, para, só após, realizar – preferencialmente em conjunto com os demais setores oposicionistas autênticos - a definição dos nomes que concorrerão à Prefeitura Municipal de Santiago em 2020.

Nenhum comentário: