Coluna Crítica & Autocrítica - nº 227
Por Júlio Garcia*
Pois parece que a vida do inominável (e de sua troupe golpista/fascista) está ficando a cada dia mais complicada. Tudo indica que sua a “Hora H” está chegando – e, diferentemente do que ocorreu durante seu desgoverno, agora dentro das regras da Constituição, do Estado Democrático de Direito e do Devido Processo Legal. Sobre isso, escreveu o jornalista Alex Solnik, um dos articulistas do conceituado site Brasil 247 (artigo que também compartilhei em algumas das Redes Sociais que integro):
“Bolsonaro convoca apoiadores para um ato de desagravo a ele! Em São Paulo, num domingo, na avenida Paulista!
Todos sabem que aos domingos a Paulista é fechada ao trânsito e uma multidão de pedestres usa a mais famosa avenida da cidade para ver shows, comprar lembranças, vacinar-se, etc.
Ou seja: sempre tem uma multidão na Paulista aos domingos. Aí o cara vai dizer que essa multidão veio para vê-lo?
Ele avisou aos aliados para não levar faixas e nem cartazes. Porque sabe que esse ato é uma faca de dois gumes: tanto pode mostrar apoio a um ex-presidente que tentou um golpe de estado quanto produzir mais provas contra ele. E também contra seus apoiadores, sejam políticos ou anônimos.
Bolsonaro é tóxico; quem ficar perto dele corre risco. Quem seguiu suas ordens hoje está preso ou ainda será.
Moraes tem experiência em lidar com organizações criminosas, como essa que tentou virar a mesa e impedir a posse do presidente eleito.
Os mais afoitos, aqueles que defendem a democracia mas na hora H preferem soluções autoritárias, poderão ver nessa convocação de Bolsonaro alguma dose de leniência de Moraes, “está deixando Bolsonaro fazer o que ele quer”.
Eu acho que ele está deixando Bolsonaro fazer o que quer entre muitas aspas.
Dependendo de seu comportamento (e de seus fãs), ele poderá sofrer medidas cautelares mais duras do que a proibição de se comunicar com os demais investigados até o julgamento e a condenação final da qual ninguém, em sã consciência, duvida nem considera injusta.
Moraes está dando corda para Bolsonaro se enforcar.”
-Vamos acompanhando...
...
**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, ecologista, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT), 'poeta bissexto', articulista e midioativista. - Coluna originalmente publicada no Jornal A Folha (do qual é Colunista, que circula em Santiago/RS e Região) em 23/02/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário