12 novembro 2008

Lançamento



“A formação da esquerda no Brasil”

O professor Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação, está lançando na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre a obra “A formação da esquerda no Brasil”, pela editora Unijuí. O autor recupera as formulações teóricas e a prática política daqueles que, a partir da ótica do mundo do trabalho, procuraram construir um país mais democrático, justo e igualitário. “Esta sempre foi uma perspectiva sufocada pelos setores dominantes de nossa sociedade, preocupados em registrar uma história sem povo e dominada pelas grandes personalidades, pelos ‘heróis’ produzidos pela elite”, conta Eliezer, que autografa seu quinto livro nesta sexta-feira (14), às 18h30min, na Praça de Autógrafos da Feira.

Na obra, Eliezer discorre sobre os movimentos operário, anarquista e pré-marxistas, a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB), o Bloco Operário e Camponês (BOC), o PCdoB e o surgimento do PT. Fala ainda do trostskismo, do tenentismo, da internacional socialista, do período da legalidade, de Prestes e do golpe militar de 64.

“Um dos mitos difundidos pelos setores conservadores da sociedade brasileira é o de que idéias e concepções de esquerda não têm tradição na nossa sociedade. Não raro vão mais longe ao afirmar não ter mais sentido os conceitos de esquerda e direita. Esta última formulação é mais uma variação sutil do conceito de ‘fim da História’, tão desmoralizada pela vida e pela própria História”, afirma trecho da introdução do livro de 261 páginas. (Por Felipe De Angelis)

Nenhum comentário: