05 novembro 2008

OBAMA PRESIDENTE II





GERAÇÃO DE JOVENS PROGRESSISTAS AJUDOU A ENTERRAR A OBRA-PRIMA DOS NEOCONS

Sobre a eleição do presidente eleito dos EUA, continua o jornalista Luiz Carlos Azenha:

Eu ontem troquei breves palavras com Jacob Heilbrunn, autor do livro "The Knew they were Right", que trata dos neocons americanos. Disse a ele que achava incrível a proeminência de neocons no Brasil -- Otavinho Frias, Ali Kamel, Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli e outros reaças -- e ele respondeu: "Eles estão em toda parte".

É óbvio que a maior parte dos jornalistas brasileiros não tem a menor noção do que aconteceu nos Estados Unidos e vai esperar a capa da próxima revista Time para descobrir. Barack Obama não é um político "de esquerda". É um liberal, da esquerda do Partido Democrata. Um liberal da cepa de Ted Kennedy que apostou em um programa de governo centrista.

O mais interessante na vitória de Obama é que ele conseguiu organizar um movimento em torno de sua candidatura, usando a internet como ferramenta. Recebeu mais de três milhões de doações de pequenos contribuintes, pessoas que se mobilizaram para elegê-lo. Esse movimento vai além da eleição. Obama já avisou que vai entrar em contato com essa "base" nos próximos dias. Com Obama também chega ao poder uma nova geração de eleitores e a boa notícia é que essa garotada é progressista. Eu disse P-R-O-G-R-E-S-S-I-S-T-A. Quer saber o tamanho dela? Cheque os números dos que votaram pela primeira vez nos Estados Unidos e a participação do eleitorado jovem.

Como você, caro leitor, bem sabe, a classe média brasileira chega atrasada em todos os "modismos" universais. E eis que agora temos, em cargos importantes na mídia brasileira, uma geração articulada de neocons. Exatamente no momento em que uma geração de jovens progressistas chega ao poder nos Estados Unidos para promover o enterro das idéias dos neocons originais. Sim, sem o aprofundamento da crise econômica provavelmente Barack Obama não teria vencido. Mas também não teria vencido se o eleitorado americano não tivesse rejeitado o governo Bush. E o governo Bush, embora eles não assumam, é a obra-prima dos neocons.

Resultado por idade:

18-29 anos (18% do eleitorado) - Obama 66% a 32%

30-44 (29%) - Obama 52% a 46%

45-64 (37%) - Obama 50% a 49%

65 ou mais (16%) - McCain 53% a 45%

Atualizado em 05 de novembro de 2008 às 11:13 | Publicado em 05 de novembro de 2008 às 10:54

*Do sítio Vi o Mundo http://www.viomundo.com.br/

Nenhum comentário: