22 abril 2009

Crise na ULBRA II














Prefeito propõe alternativa para Hospital Universitário

Canoas/RS - A proposta de auxiliar na retomada dos atendimentos do Hospital Universitário (HU) da Ulbra foi anunciada pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ao novo reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Marcos Fernando Ziemer, nesta segunda-feira, 20. Trata-se de ajuda para que a universidade consiga superar o momento de crise. A ideia, segundo o prefeito, é uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde para viabilizar o mais rápido possível o retorno do atendimento no HU.

Jairo Jorge (na foto, à direita) explicou que, sozinha, a prefeitura não teria condições de garantir os recursos financeiros necessários para o funcionamento do hospital. O valor para manter atividades como o pronto-atendimento, cirurgias e exames deve ficar em torno de R$ 2 milhões ao mês. Deste montante, a prefeitura repassaria cerca de R$ 500 mil mensais ao hospital. A iniciativa, que será exposta aos sindicatos, deverá funcionar pelo período de seis a oito meses.

“Esta é uma maneira do poder público contribuir com a universidade. Queremos construir alternativas. Por isso, estamos dialogando’’, enfatizou o prefeito, que também destacou a importância do HU para comunidade canoense e a região metropolitana. A iniciativa já estava sendo tratada há cerca de um mês com a Secretaria de Saúde do Estado e, após a concordância da reitoria e do sindicato, o próximo passo será encaminhar a proposta ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Ziemer agradeceu o incentivo do Executivo local e falou da importância de, em um curto espaço de tempo, sanar o maior número de problemas possível. Uma das iniciativas da nova reitoria será a criação de um comitê gestor da crise. “Também estamos focados para resolver os atrasos salariais’’, comunicou Ziemer. (Por Fernanda Haas, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canoas/RS) http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notId=5673

Um comentário:

ma_linha disse...

É, a crise ainda nem mostrou sua verdadeira face. A verdade vos libertará?