08 abril 2009

Mídia Livre







'Fórum' discute o peso e o legado da Ditadura Militar no Brasil

A Revista Fórum discute, em sua edição de abril, a Ditadura Militar brasileira. A partir do polêmico editorial do jornal Folha de S.Paulo em que o período de autoritarismo foi qualificado como “ditrabranda”, a reportagem analisa os impactos dos 25 anos de regime militar no país, bem como as consequências da anistia estabelecida em 1979.

Nas oito páginas dedicadas à questão, Franklin Martins, Cecília Coimbra, Luiz Eduardo Soares, Glenda Mezarobba, Eduardo Gonzales, Fernando Salla e Chaim Litewski apresentam suas análises sobre a era, que de “branda” nada teve.

Internacional

A forma como o Leste Europeu enfrenta a crise mundial e seus efeitos sobre a União Europeia são analisados por Antonio Martins. O jornalista Anselmo Massad discute os rumos do Irã no mês em que se completam 30 anos da volta do aiatolá Khomeini ao país, transformando o país em República Islâmica. João Peres relata o desgaste do kirchnerismo na argentina e as estratégias de antecipação das eleições e de mudanças nas telecomunicações.

Outros destaques

Uma crítica à queda de qualidade do jornalismo praticado pela TV Cultura de São Paulo é assinada por Pedro Venceslau, que atribui à gestão do atual governador José Serra as mudanças. A homofobia nas escolas é discutida em reportagem de Brunna Rosa.

Os defensores da não-extradição de Cesare Battisti, o aniversário da batalha do Jenipapo no Piauí, um perfil do cinéfilo da sucata José Luiz Zagati, os 30 anos do filme O Homem que virou suco, e os últimos dias de Che Guevara em quadrinhos completam a edição. (Por Elizabeth Oliveira)

2 comentários:

Caio disse...

Sua análise sobre a Ditadura, coincide em muitos pontos com a minha.

E com a minha experiência prática, infelizmente, também...

Felizmente, Lula é muito mais esperto do que parece que é.

E ele já parece muito esperto.

Sua tática para lidar com a direita brasileira e mundial é genial.Aparenta mêdo e cautela excessiva, mas na verdade está dando é corda para eles se enforcarem.

E eles estão se enforcando.

Só discordo do amigo e de outros blogueiros numa coisa: na sub-avaliação que voces todos dão ao papel das massas, dos setores organizados da sociedade e do Parlamento.

Voces "endeusam" o Lula em excesso.

Isso faz mal a ele e ao Brasil, pois e se nos falta o Lula?

Por exemplo agora em 2010, quando ele não pode ser candidato...A história de um país não pode depender de um só homem, pois isso é perigoso demais...

Quem for realmente "Amigo do Lula" deve querem ajudar o Lula e não colocar mais peso em cima da cruz que ele carrega... E o que é colocar mais peso na cruz dele?

É sub-avaliar o papel do Parlamento ( já vi muita gente de esquerda pedindo para fechar o congresso...fazendo coro com os golpistas...)

O PARLAMENTO É RUIM PORQUE NÓS NÃO GANHAMOS AS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO, MAS SÓMENTE AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE!

É PRECISO GANHAR AS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO PARA O PRESIDENTE QUE ELEGERMOS PODER FAZER UM BOM GOVERNO!

A JUSTIÇA É RUIM?

QUEM COLOCA OS MINISTROS DO STF? E DO STJ?

É O PRESIDENTE DA REPUBLICA!

PARA ELE PODER COLOCAR MINSITROS DO STF MELHORES, ELE PRECISA TER FORÇA E PARA TER FORÇA ELE PRECISA TER UM BOM PARLAMENTO, BONS DEPUTADOS, PARA QUE POSSA FAZER UM BOM GOVERNO, QUE PONHA COMIDA NA MESA DAS PESSOAS, QUE CONSTRUA ESTRADAS, ESCOLAS , USINAS, GERANDO EMPREGOS E RENDA.

E QUEM ELEGE OS DEPUTADOS RUINS?

É O POVÃO!

EXATAMENTE O POVÃO QUE IGNORA QUEM ELES SÃO!

E PORQUE O POVÃO IGNORA?

PORQUE NÓS, QUE SABEMOS TUDOS SOBRE ELES, NÃO DIVULGAMOS A “FICHA”DE SUAS VIDAS POLÍTICAS!

OU SEJA: A CULPA DO PARLAMENTO E DA JUSTIÇA SEREM TÃO RUINS NO BRASIL, É DA PR[OPRIA ESQUERDA, QUE NÃO FAZ SEU DEVER DE CASA, MAS FICA EXIGINDO “CORAGEM”, “OUSADIA”, DO LULA, O DIA INTEIRO...

E CARGOS E MAIS CARGOS PARA SEUS MILITANTES....

COMO SE O CARA, O LULA, FOSSE UM SUPER HOMEM QUE PUDESSE FAZER TUDO!

E COMO SE BASTASSE MAIS “GENTE DE ESQUERDA” NO GOVERNO PARA O GOVERNO SER FORTE E BOM!

TEMOS POUCA GENTE DE ESQUERDA NO GOVERNO PORQUE NÃO TEMOS MUITO PESO NO CONGRESSO!

Nós estamos sub avaliando o papel da divulgação dos crimes dos filhotes da Ditadura que ainda infestam a política brasileira...coisas que o Lula não pode fazer, exatamente porque, devido ao resultado das eleiçÕes ainda precisa deles no Congresso, infelizmente...para dividir a direita...

Mas se o Lula, que é nosso amigo, por sua posição de presidente, não pode mostrar à sociedade quem é Sarney e Maluf por exemplo,nós podemos!

Nós não temos obrigações com eles, entendeu?

Nesse blog talvez não fosse possível...

Mas porque não poderíamos criar um blog-Portal, que eu chamaria de PORTAL DA HISTÓRIA DA DITADURA? Lá teriamos a "ficha" de cada político-bandido da ARENA,PDS,PFL,DEMO,PSDB que enriqueceu apoiando a ditadura em cada estado, em cada capital...Eles publicaram a ficha de DILMA?

Nós publicaremos as DELLLES!

E de seus parentes e filhotes que hoje aproveitam-se das fortunas e herança política que lhes deixaram seus pais...

E também os relatos dos torturados, dos familiares dos mortos, dos humilhados, perseguidos, explorados...Um Portal interativo, que recolheria essas histórias,essas fotos...

O Edmar do Castelo DEMONIACO era sargento torturador em BH e ficou rico graças a seu apoio à ditadura no tempo do Magalhaes Pinto, mas quantos sabem disso?

Devemos deixar de correr atrás da pauta que os pauteiros da FOLHA inventam para atacar o Lula...Devemos nós impormos a NOSSA pauta, atacando a FOLHA e seus amigos, revelando aos quatro ventos os crimes e beneficios dos Frias com a Ditadura, a tortura e a venda do país...ligando isso com o papel de traidor de FHC e de Serra, que fugiram e trairam seus companheiros e suas ideias.Isso o nosso amigo Lula não pode fazer, mas nós podemos!

Yes, we can!

Por favor diga que leu esses comentários e responda!

Temos que ir para o ataque e não só ficarmos só defendendo o Lula, a PF, etc...

Isso é importante, mas não é tudo!

Precisamos ter um instrumento de luta de ataque e não só de defesa...

Tenho certeza que eles irão pedir o fechamento do nosso Portal na Justiça...

De preferência a Justiça deveria até fechar por alguns dias...até conseguirmos uma liminar...

Seria um fato político que chamaria mais ainda a atenção....e daria divulgação ao blog e seu endereço na internet...

Já falei isso antes com utros blogueiros, eles parece que gostam , mas esquecemos de continuar...

A mancada da FOLHA com a “Ditabranda” e a repercussão disso no MSM e na própria Record, trouxeram o assunto à ordem do dia.

Precisamos aproveitar a onda...

Nós da esquerda falamos muito contra a ANISTIA a torturadores, mas parece que nós mesmos anistiamos essses filhos da puta!

Se a Lei anistiou esses caras, eu não sei.

Mas em nenhum lugar está escrito que o povo os anistiou e que suas maldades, crueldades e falcatruas tem que ser esquecidas por nós!

A esquerda brasileira é muito paternalista, muito acomodada...

Fica esperando que o Lula pegue os torturadores, que o Lula mande a PF prender os ladrões, mas não tira a bunda da cadeira para mostrar ao POVÃO QUEM SÃO E QUEM FORAM ESSES CARAS!

Nós não precisamos do Lula para fazer esse portal, por exemplo.

Porque não fazemos?

Onde está escrito que não podemos catalogar, estudar, expor a publico a ficha corrida desses bandidos?
Caio J

JÚLIO GARCIA disse...

É, companheiro, temos muitas concordâncias; temos que ser mais audazes, por exemplo. Mais incisivos. E mais decididos...
Abração!