11 dezembro 2010

Sobre a coletiva com Tarso


A histórica entrevista de Tarso Genro aos blogueiros gaúchos

Foi, sem dúvida, um momento ímpar  - e histórico - a primeira entrevista concedida por um governador gaúcho a um grupo de blogueiros. À exemplo do que fez recentemente o presidente Lula, desta vez foi o governador eleito Tarso Genro que tomou a feliz iniciativa de também abrir espaço para a Mídia Livre (blogosfera). O local não poderia ter sido melhor escolhido: o 'bolicho' da Procergs, na Tristeza, zona Sul da capital gaúcha, às margens do Rio Guaíba.

Cerca de vinte blogueiros e blogueiras 'progressistas' tiveram o privilégio de entrevistar o próximo governador dos gaúchos. Perguntas variadas, bem formuladas, algumas polêmicas, envolvendo temas como a ampliação do Cais do Porto, o MST e as escolas itinerantes, a Metade Sul, as papeleiras, a ecologia, o relacionamento com a Mídia Livre (em particuilar com a blogosfera) foram exaustivamente abordados. Fiquei muito honrado de ter sido convidado e também ter participado dessa histórica entrevista coletiva.

Eu tinha preparado cinco perguntas para o governador Tarso Genro. Sabia, de antemão, que dificilmente conseguiria formulá-las todas, mas, se desse, que mal teria? A minha primeira pergunta versava  sobre a  Metade Sul,  projetos de desenvolvimento/investimentos,  a polêmica das papeleiras e o plantio em larga escala de eucaliptos, a questão ambiental etc.
A segunda seria  sobre a questão da formação do novo governo estadual, envolvendo a pluralidade, tanto dos partidos  aliados quanto das correntes internas do PT (esta última sendo atualmente bastante questionada principalmente por setores ligados  ao campo da CNB - Construindo um Novo Brasil, que entendem estar o governador eleito contemplando exageradamente as correntes alinhadas ao campo  'Mensagem ao Partido'). Seria um bom momento para o governador dar um sinal de que os 'ânimos internos'  seriam, em breve, serenados.
Minha terceira pergunta seria sobre a TVE e Rádio FM Cultura, extremamente  sucateadas e manipuladas política e ideologicamente nos últimos governos.
A quarta pergunta contemplaria uma questão encaminhada para mim pelo blogueiro Rafael Nemitz, de Santiago,  que pediu para eu perguntar ao governador Tarso se ele iria valorizar e investir também na blogosfera, para além da mídia tradicional.
A quinta pergunta que preparei, e que faria, se houvesse espaço, seria  se o governador não pensava  ainda em  chamar para seu secretariado um deputado federal eleito, à exemplo do que fez com dois deputados estaduais do PT (Mainardi e Stela). Mas o tempo, apesar de longo (1,30 h durou a entrevista) não permitiu uma 'segunda rodada' de perguntas. Cada blogueiro teve de contentar-se apenas com um questionamento ao governador eleito. Mas valeu, a oportunidade foi excelente e, creio, bem aproveitada. Da minha parte, nas respostas às  perguntas dos demais colegas, registro que, em relação a alguns questionamentos  que eu não  tive a oportunidade  realizar, eles  foram, direta ou indiretamente, no geral, respondidos pelo governador eleito. Estou satisfeito. E outras entrevistas como essa virão, com certeza.

Então, à seguir,  para registro, a   pergunta deste  blogueiro ao governador Tarso Genro:

'A chamada 'Metade Sul' do Estado, estagnada há décadas, vai ser prioridade no seu governo? Se vai, de que forma? Quais os investimentos já pensados? E qual sua posição em relação aos mega projetos das papeleiras visando a implantação da silvicultura, através da criação de fazendas de eucaliptos (também conhecidas como 'desertos verdes'), que começaram a ser implementadas durante os governos Rigotto e Yeda (principalmente), e fortemente questionados e combatidos pelas entidades ambientalistas, uma vez que também põe em cheque o bioma Pampa?'

Tarso respondeu com sua particular eloquência e profundidade, reafirmando o compromisso programático  da Unidade Popular pelo Rio Grande com a Metade Sul, a busca de  investimentos que garantam a geração de trabalho e renda para os habitantes dessa vasta e, até agora, discriminada  e empobrecida região, a busca de alternativas adequadas, sua visão contrária à monocultura e toda a forma de agressões ao meio ambiente,  além da obrigatoriedade de todos - cidadãos, empresas nacionais ou estrangeiras -   em relação ao  necessário respeito à legislação ambiental. Esta, a síntese da resposta.

Tarso brindou ainda os blogueiros com um verdadeiro 'furo' jornalístico, informando em primeira mão  que a jornalista Vera Spolidoro tinha sido escolhida por ele como a futura  secretária de Comunicação e Inclusão Digital e  que, para a presidência da Fundação Piratini, responsável pela TVE e FM Cultura, o escolhido  foi o professor Pedro Luiz Osório, ambos presentes na coletiva.

A entrevista, na íntegra, estaremos postando neste blog assim que a mesma for disponibilizada pelo sítio RS13.

*Leia mais sobre a cobertura da coletiva clicando Aqui, AquiAqui, Aqui , Aqui , Aqui e Aqui

Foto: Eduardo Seidl

(Atualizada às 10,28 h de 12/12/2010)

3 comentários:

adeli sell disse...

JUlio,
Parabéns a todos.
Foi um golaço o Tarso dar o nome da sua SEcretária de Comunicação para os blogueiros e não para o PIG
Ajude a divulgar a reunião de amanhã na sede.
Adeli

adeli sell disse...

Para´bens
adeli

Anônimo disse...

A chamada Metade Sul pobre, assim irá continuar. Enquanto predominarem as grandes, imensas propriedades, enquanto o povo for mantido inculto e afastado do trabalho e de uma vida digna, o Sul continuará se esvaziando. Grandes fazendas, grande pobreza. É só comparar com alguma região onde predomina o minifundio, Garibaldi,Quinze de Novembro.