11 fevereiro 2011

Egito: Vitória dos manifestantes!


Mubarak e seu  vice renunciam no Egito!


'Mubarak e Suleiman caíram, mas o Exército permanece no comando do regime do Egito. Logo, foi vencida uma batalha, mas não a guerra.' (Diário da Liberdade) 

São Paulo/SP - Rede Brasil Atual  - O ditador Hosni Mubarak renunciou ao poder nesta sexta-feira, 11/02, após 30 anos no comando do governo do Egito. O vice-presidente egípcio Omar Suleiman fez o comunicado na TV estatal e em seguida renunciou ao próprio cargo. O poder passará a ser exercido pelo Supremo Conselho Militar das forças armadas.

A multidão, que protestou por mais de duas semanas contra as altas taxas de probreza, desemprego e abusos ditatoriais, comemora na praça de Tahrir. Milhares agitam suas bandeiras e se abraçam, gritando: "O povo derrubou o regime", gritava a multidão segundo a Reuters.

"Foi uma estratégia montada para que ele não tivesse de admitir em público que iria renunciar ao poder", disse o embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantonio, à GloboNews.

Autoridades egípcias confirmaram que Mubarak e a família deixaram o Cairo, pela manhã, em direção ao resort de Charm el-Cheikh, no Mar Vermelho. O resort fica a 250 quilômetros do Cairo. Helicópteros foram vistos deixando a residência oficial do presidente na manhã desta sexta-feira.

...

Clima de Copa do Mundo

Segundo a BBC, a Praça Tahrir, foco das manifestações antigoverno do Cairo, e seus arredores estão vivendo um “clima de Copa do Mundo” com a renúncia do ditador egípcio, Hosni Mubarak, anunciada nesta sexta-feira.

Os milhares de manifestantes começaram a hastear suas bandeiras, buzinar, soltar fogos de artifício, dançar e cantar pelas ruas. Os acessos à praça ficaram congestionados pelo excesso de carros e de pessoas, muitas delas jovens e mulheres. Muitos seguiam se dirigindo ao local para participar das celebrações.

"É o dia mais feliz da minha vida, estou mais feliz do que quando o Egito ganhou a Copa Africana (de futebol)", disse à BBC Brasil o advogado Mohamed Bahsem.

"Quero ver um país democrático, livre e próspero, quero que as pessoas saiam da pobreza", disse Bahsem, que estava celebrando nas ruas da capital egípcia.

O estudante universitário Ahmad El-Hawy, de 26 anos, comemorou a possibilidade de, pela primeira vez em sua vida, conhecer "um presidente novo", já que Mubarak governou o Egito pelos últimos quase 30 anos.

"Todo o esforço de quem morreu nos protestos foi recompensado (com a renúncia)", declarou.

A dentista Leila Ahmad disse ter mobilizado seus amigos pelo Facebook e participado de vários dos 18 dias de protesto que culminaram na queda do presidente egípcio.

"Nos últimos cinco dias, comecei a sentir esperança de que ele renunciaria", disse ela, que afirma ter mantido esta expectativa mesmo quando, na última quinta, Mubarak disse em pronunciamento na TV que permaneceria no poder.

"As pessoas responderam (ao pronunciamento) com ainda mais força. Mubarak não tinha outra saída", opinou Leila.
...

*A TV Al  Jazeera (Qatar)  continua transmitindo ao vivo. Clique Aqui para assistir. 

-Atualizada às 18,11 h de 11/02/2011

Nenhum comentário: