24 fevereiro 2011

Participação Cidadã no RS


Seminário  "Sistema Estadual de Participação Cidadã - Bases Conceituais'

Governador Tarso Genro participou da abertura do seminário sobre Participação Cidadã

Porto Alegre/RS - O governador Tarso Genro prestigiou, na noite desta quinta-feira (24), a abertura do Seminário "Sistema Estadual de Participação Cidadã - Bases Conceituais", promovido pela Secretaria do Planejamento do Estado. O evento, que ocorreu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, reuniu autoridades nacionais e internacionais com experiências no estudo conceitual dos sistemas de participação e sua aplicação democrática.

"Esse evento tem uma relevância extraordinária, não é um produto de relevância teórica, mas prática, de concepção de Governo fundamentado em decisões cidadãs de expressão internacional e local", disse o governador. Tarso Genro destacou as experiências com o orçamento participativo e a consulta popular, como instrumentos da vida cotidiana de todo o cidadão para regular democraticamente qualquer sociedade civilizada.

"Queremos contribuir com exemplos de democracia de alta intensidade e clareza, como é o caso desse seminário, que vai abrir novos rumos da relação dos governantes com a sociedade. É um patamar superior de legitimidade."

Além do governador, a cerimônia de abertura, contou com a presença do diretor do Bird para o Brasil, Makhtar Diop, do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, do presidente da Assembleia, Adão Villaverde, dos conferencistas internacionais, Giovani Alegretti e Yves Cabannes, deputados, autoridades estaduais, municipais e representantes de organizações sociais.

O aprofundamento da democracia participativa é uma prioridade do Governo do Estado, uma maneira de romper com um modelo ultrapassado de tomada de decisões. O Rio Grande do Sul será um laboratório de experiências democráticas. Todos os segmentos políticos e democráticos estão convidados a participar do debate junto com o Governo, para promover e aperfeiçoar o plano de desenvolvimento econômico e social, e gradativamente constituir o Sistema Estadual de Participação Cidadã.

O seminário continua nesta sexta-feira com palestras de representantes dos Governos da Bahia e Ceará, Prefeitura de Ijuí, Conselhos Estaduais de Direitos, do Orçamento Participativo e do Diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação, Gerson Barrey. O evento é uma promoção do Gabinete do governador, da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

*com o Portal do Gov. do Estado do RS

Foto: Eduardo Seidl - Palácio Piratini

Nenhum comentário: