08 fevereiro 2011

Reforma Política é prioridade para o PT


Bancada do PT elege reforma política como prioridade na Câmara dos Deputados

Brasília/DF - Parlamentares da bancada do PT na Câmara definiram ontem, durante seminário, a reforma política como uma das prioridades da bancada para este ano. De acordo com o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), é preciso fortalecer o sistema político brasileiro para evitar as distorções que comprometem a representatividade no Congresso Nacional. O seminário reuniu os ministros Luiz Sérgio, das Relações Institucionais e o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.

Paulo Teixeira (foto) enumerou alguns pontos da reforma política que o PT defende: o financiamento público de campanha, o fortalecimento dos programas partidários, a ampliação da presença feminina nos parlamentos e a lista pré-ordenada. Para Paulo Teixeira, hoje, do jeito que acontece, o financiamento privado “resulta em práticas condenáveis”.

O líder do PT acrescentou ainda que a reforma precisa garantir maior participação da sociedade na política. “Como nas democracias modernas, a exemplo da Europa e dos Estados Unidos, é preciso intensificar os mecanismos de participação direta do cidadão, como é o caso do referendo e do plebiscito. Mas, todos esses temas o Parlamento deverá debater para decidir o que é melhor”, explicou Paulo Teixeira.

A reforma tributária e a regulamentação da mídia também foram abordados na reunião da bancada do PT como temas importantes para a pauta legislativa deste ano.

O líder do PT já adiantou que os integrantes da bancada estão sendo consultados sobre a composição das comissões e que a decisão será consensual. “O PT decidirá a composição de maneira acordada, como sempre fez, não haverá disputa. Nossa prioridade, como PT tem a maior bancada, é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PT tem o direito à presidência de três comissões e, além da CCJ, devemos escolher entre as áreas de educação, saúde, ou infraestrutura. Mas, devemos fazer isso de forma a contemplar o conjunto da bancada”, explicou Paulo Teixeira. (Ag. Informes)

-Edição e grifos deste blog

Nenhum comentário: