17 janeiro 2018

Manifestantes pró-Democracia e pró-Lula pretendem ocupar Porto Alegre



#Com Lula em Porto Alegre - De Santiago e Região também deverão partir vários ônibus com militantes em direção à capital dos gaúchos

Da Redação*

Na antevéspera do julgamento do ex-Presidente Lula pelo TRF4 (marcado para o dia 24 de janeiro deste ano em Porto Alegre) ocorrerão uma série de atividades e manifestações em todo o Brasil e em várias partes do Mundo.  O PT, a CUT, demais partidos democráticos, a Frente Brasil Popular e os movimentos sociais, estudantis e populares combativos já informaram que não irão esperar passivamente pelo julgamento do ex-presidente (cujo processo denunciam como viciado, tendencioso e político,  pois o mesmo foi condenado sem provas em primeira instância pelo - suspeitíssimo - juiz Moro, de Curitiba). Alegam ainda que o objetivo central do processo (e sua possível condenação) é inviabilizar sua nova eleição para a Presidência da República nas eleições deste ano. "Eleições sem Lula é fraude", denunciam.

Dentre as atividades que estão agendadas destacam-se o Seminário Internacional pela Democracia (dia 22/01, 10h); Ato dos Juristas e Intelectuais em defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato (dia 22/01, 18h); Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato (dia 23/01, 9,30h); Ação Global Anti Davos - FSM 2018 (dia 23/01, 14h); Marcha em Defesa da Democracia (dia 23/01, 16h); Ato Cultural de abertura da Vigília pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato (dia 23/01, 19h) e, dia 24/01, a partir das 8h, o início da Vigília pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato (no Parque da Harmonia, em frente ao TRF4 – Porto Alegre).

Tanto os brasileiros quanto os estrangeiros que estão chegando de todas as partes do país e do Mundo à capital dos gaúchos pretendem, democraticamente – como prevê a Constituição Federal de 1988 -, exercerem o legítimo direito de manifestarem-se pacificamente, pressionando para que, finalmente, se faça Justiça e o ex-presidente Lula seja absolvido.

Já são mais de 200 caravanas que foram confirmadas até agora. De Santiago e Região também deverão sair vários ônibus com militantes em direção a Porto Alegre.

Concomitantemente, “Comitês Populares em Defesa de Lula e da Democracia” (e do direito do mesmo ser candidato) estão sendo organizados em todo o país. “Seja qual for o resultado do julgamento, a luta não acaba dia 24”, informam dirigentes do PT, da CUT, da Frente Brasil Popular e dos movimentos sociais.

Nenhum comentário: