22 abril 2023

COLUNA CRÍTICA & AUTOCRÍTICA - Nº 216

 


Por Júlio Garcia**

*TAIFA – Estive recentemente visitando (e conversando com seus integrantes) a sede do “PROJETO TAIFA” (Trabalho, Amizade, Integração e Fraternidade ao Adolescente), atendendo gentil convite do amigo Lucas Figueira (um dos coordenadores do Projeto), juntamente com sua esposa Eila e o colega advogado e blogueiro Júlio Prates. Em que pese já saber – e, eventualmente acompanhar, mesmo à distância (pois residia e trabalhava até algum tempo atrás em outro município), fiquei surpreso (positivamente) com a qualidade e abrangência do mesmo.

O Projeto Taifa, segundo seus Estatutos, “é uma organização de cunho social que tem como objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dando-lhes as condições educacionais para uma formação humana integral, ofertada em turno oposto ao escolar, assim oferecendo oficinas pedagógicas”. Dentre outras, o Projeto oferece Curso de Corte e Costura, Oficinas para Menor Aprendiz & Marcenaria, Curso de Judô, além de Aulas de Gaita e Violão. O Taifa fica localizado na Rua Centenário, nº 3051, Bairro São Vicente, em Santiago/RS. O telefone para contato é 3251-1994.

-Deixo aqui meus sinceros parabéns aos coordenadores(as), demais colaboradores(as) e integrantes desse importante Projeto Social tão atuante em nosso Município e Região. Vida longa ao TAIFA!

...

*AGORA, sobre a ‘nossa mídia’: Conforme temos assistido nos últimos dias, a  dita “Grande Imprensa” brasileira (sic!) -na verdade, corporativa e conservadora, para dizer o mínimo! - está novamente na ‘contramão’ do Brasil -  Estamos assistindo à nível nacional (claro, sempre existem as honrosas exceções) como a recente viagem do Presidente Lula à China, principalmente, tem incomodado os setores midiáticos que se pautam mais pelos interesses dos EUA et Caverna ... do que pelos nossos. A propósito disso, o jornalista José Reinaldo Carvalho  fez uma dura crítica à imprensa brasileira nesta terça-feira (18) durante o Bom Dia 247. Através de Editorial do site,  ele se mostrou bastante “incomodado com a subserviência de jornalistas brasileiros em relação aos Estados Unidos”.

Segundo o Editorial “Desde que o presidente Lula (PT) viajou à China, criticou o dólar e recebeu nesta segunda-feira (17) o chanceler russo, Sergey Lavrov, em Brasília, setores da imprensa corporativa têm dado amplo destaque e endossado a contrariedade estadunidense em relação aos novos posicionamentos da política externa brasileira.

É uma imprensa lambe-botas. É impressionante. Eles, todos os patriotas brasileiros, deveriam estar comemorando o fato de que através de políticas afirmativas na área externa nós estamos defendendo aquilo que há de mais caro na nação, que é a sua soberania. O princípio reitor de política externa de qualquer país soberano, que se respeita, é o princípio da soberania nacional perante os interesses estrangeiros", diz Carvalho.

"O que a imprensa faz é totalmente o contrário, é defender que a política externa do Brasil esteja subordinada, alinhada, ligada, como um apêndice, à política externa da grande superpotência, que sempre dominou nosso país e a América Latina e tem pretensões de dominar o mundo, que são os Estados Unidos". –Este modesto Colunista também “assina embaixo” desse importante Editorial do Brasil247.

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (um dos fundadores do PT e da CUT, atualmente  Presidente do PT de Santiago/RS), 'poeta bissexto' e midioativista. - Coluna publicada no Jornal A Folhaque circula em Santiago e Região (do qual é Colunista), em 20/04/2023.

-Foto: Blog do Júlio Prates 

***Via Blog O Boqueirão Online

Nenhum comentário: