04 outubro 2010

VITÓRIA!



'Uma noite histórica'
Porto Alegre/RS - Sul21 - Uma eleição histórica no Rio Grande do Sul abriu as portas para uma nova era da esquerda no estado. Por volta das 20 horas do dia 3 de outubro de 2010 foi eleito o segundo candidato do PT ao governo gaúcho e o primeiro governador eleito no primeiro turno no estado. O advogado e ex-ministro do governo Lula, Tarso Genro irá comandar o Palácio Piratini nos próximos quatro anos. Tarso foi eleito com 54,4% dos votos.

Após a divulgação do resultado, o futuro governador se dirigiu ao comitê de campanha que funcionou durante três meses na Rua Barros Cassal, e fez a primeira declaração como governador eleito. “Estou convicto que nós tivemos um grande processo eleitoral. E nós vamos manter o diálogo ampliado para governar. Tenho certeza que o Rio Grande não irá se arrepender”, disse.

Ao lado da mulher Sandra, Tarso reconheceu que foi a maturidade do PT que fez a diferença para a volta do partido ao poder, desde o final do mandato de Olívio Dutra, em 2003. “Nós construímos esta vitória junto com nossos partidos coligados e com aqueles que reconheceram no nosso projeto a possibilidade de o estado crescer”, disse. E afirmou que irá ampliar a base do seu governo com o PDT. “Eu vou procurar o PDT para convidá-lo a entrar no nosso governo, por acharmos desde o princípio que eles tem mais afinidades conosco do que os nossos adversários”, falou.

Tarso disse que irá ouvir o PTB e o PP para saber o que os partidos pensam sobre o futuro do RS, mas ressaltou que não são passiveis de um trabalho conjunto os representantes do PSDB, PMDB e DEM. “Mas isso não quer dizer que não vamos dialogar com a oposição, pois tem quadros bons e que querem o melhor para o Rio Grande”, salientou.

A festa da vitória

O ato histórico foi comemorado com a militância na Avenida João Pessoa, fechada desde as 20h para a comemoração da Unidade Popular pelo Rio Grande. O caminhão de autoridades contou com deputados eleitos, lideranças políticas, e a chapa majoritária da coligação eleita.

A candidata que fez dobradinha com Paulo Paim, Abgail Pereira (PCdoB), foi a segunda pessoa a falar e teve o reconhecimento pelos colegas de campanha, devido à contribuição de sua candidatura na vitória de Paim. Ela foi chamada como a heroína da eleição 2010 dentro da coligação. “Eu quero dizer a vocês que eu estou muito mais experiente do que quando entrei nesta campanha. Tenho consciência do meu papel e do papel do meu partido nesta vitória”, disse.

O senador Paulo Paim (PT) falou em seguida e agradeceu o apoio dos candidatos da coligação e, em especial o de Abgail, Beto Grill, Olívio Dutra e dos prefeitos da Região Metropolitana, representados na figura do prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), seu conterrâneo. “Como eu digo: cutucaram a onça com vara curta. E a resposta veio do chão das fábricas. Esta lutadora, Abgail, dizia que se ela não chegasse, eu tinha que chegar e na frente deles”, falou aos militantes quase sem voz.

Tarso Genro foi o último a falar e agradeceu o apoio da militância, além de recordar lideranças históricas que fizeram parte da trajetória de lutas sociais até o resultado desta eleição. “Ao longo da história do Rio Grande tivemos centenas de heróis que caminharam pelas ruas e lutaram por mais liberdade, justiça e dignidade. Quero salientar Leonel Brizola, Alberto Pasqualini, Alceu Collares e Olívio Dutra, que fizeram história e agora ofereceram suas histórias para o povo ver hoje a vitória da igualdade”, discursou.

Ao final da fala de Tarso foi executado o Hino Rio Grandense instrumental, permitindo o canto da letra em coro pelo povo.

A luta continua…

Em meio ao tremular das bandeiras e dos jingles dos candidatos eleitos, a coligação de Tarso Genro tinha uma preocupação: a possibilidade do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Embora sem a confirmação oficial, o resultado já exigiu uma postura de reforço dos discursos e um pedido de mais esforço dos militantes.

Todos que usaram o microfone fizeram apelos de apoio a Dilma à massa que comemorava a vitória de Tarso na Avenida João Pessoa. O pedido era de batalhar pelo projeto do presidente Lula, na continuidade de um governo com Dilma. Uma bandeira com a imagem de Tarso e Dilma foi colocada ao lado das bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ao final dos discursos, a primeira música que tocou para animar a militância foi o jingle de Dilma Rousseff. (Por Raquel Duarte)


Fonte: http://sul21.com.br

Foto: sítio Tarso 13 - Edição e grifos deste blog

Um comentário:

Frann disse...

Acho importante que a campanha da DILMA para esse segundo turno seja da mesma forma como os tucanos vem fazendo.Os responsáveis pelo marketing da nossa candidata devem dar ênfase às propostas no mesmo nível que o Zéserra.

Infelizmente,o detalhamento das promessas que ele vem noticiando chega ao eleitor mais humilde.É preciso arquitetar uma linguagem bem simples para atingir a grande massa do eleitorado com a participação contundente do GRANDE LULA.

E MAIS AINDA... PROPAGANDA DO PT PRECISA MOSTRAR NA TELINHA A MANIFESTAÇÃO DA DILMA CONTRA O ABORTO!!!!!!