05 fevereiro 2014

PT VAI INTERPELAR GILMAR MENDES



A suspeita levantada pelo ministro Gilmar Mendes sobre a lisura das doações feitas a José Genoino e Delúbio Soares mexeu com os brios do Partido dos Trabalhadores; presidente da legenda, Rui Falcão, decide interpelar Gilmar com base no artigo 144 do Código Penal, que permite que pessoas ou entidades que se sintam vítimas de crimes contra honra cobrem explicações em juízo; Gilmar falou em lavagem de dinheiro; familiares de Genoino e coordenadores da campanha de Delúbio abriram suas contas

247 - O Partido dos Trabalhadores decidiu declarar guerra ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que insinuou que as doações feitas por milhares de militantes a José Genoino e Delúbio Soares foram fruto de lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada pelo próprio presidente da legenda, Rui Falcão, que irá apresentar uma queixa ao STF nesta quinta-feira. A base será o artigo 144 do Código Penal, que prevê a pessoas ou entidades que se sintam vítimas de crimes contra a honra o direito de cobrar explicações em juízo.
Genoino arrecadou mais de R$ 650 mil, enquanto Delúbio levantou pouco mais de R$ 1 milhão. Nos dois casos, as relações de doadores foram abertas pela família ou por coordenadores da campanha de arrecadação. Miruna Genoino, filha do ex-presidente do PT, apontou 2.620 nomes de doadores (leia aqui). Maria Leonor Jakobsen, que coordenou arrecadação de Delúbio, indicou 1.668 doadores. Todos com CPF e RG.
As declarações de Gilmar provocaram uma onda de indignação no PT. Em artigo no 247, o deputado distrital Chico Vigilante, do Distrito Federal, afirmou que o ministro do STF desconhece o significado da palavra solidariedade (leia aqui).
*Via http://www.brasil247.com/ 

Nenhum comentário: