09 agosto 2019

Juízes e desembargadores reconhecem Lula como preso político

Valdete, da AJD, Fernando Morais e Raduan Nassar: "É urgente o restabelecimento dos princípios constitucionais do Brasil"

Carta entregue na Vigília Lula Livre, além da solidariedade ao ex-presidente pede o restabelecimento da plena democracia e dos princípios constitucionais do Brasil
São Paulo – RBA - A Associação de Juízes para a Democracia (AJD) enviou hoje (8) uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa tarde em que 30 juízes e desembargadores passaram pela Vigília Lula Livre, instalada desde 7 de abril do ano passado, quando o petista foi levado à sede da Polícia Federal, em Curitiba. O documento, entregue a Lula pelos escritores Fernando Morais e Raduan Nassar, manifesta solidariedade e reconhece sua prisão como política.
“Reconhecemos que Lula é um preso político. É imprescindível e urgente o restabelecimento da plena democracia e dos princípios constitucionais do Brasil”, afirma trecho da carta lido na Vigília pela desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Kenarik Boujikian.
Na saída da visita, Raduan sintetizou a conversa com Lula: “Encontrei o presidente extraordinariamente decidido a lutar pela soberania do Brasil. Lula é um preso político. Isso é insuportável para todos nós”. Por sua vez, Morais disse que o ex-presidente se emocionou com a carta. “Vejo a manifestação de que há juízes comprometidos com o direito, justiça e liberdade e há aqueles que não (…) Foi uma honra sermos os portadores de um documento tão importante quanto esse.”
A juíza Valdete Souto Severo, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), lembrou que a AJD “há tempos vem denunciando o uso do Judiciário para viabilizar reformas que desmancham o Estado”. A prisão de Lula se encaixa nesse contexto. É política, porque o aparato judicial foi manobrado de forma conveniente para retirá-lo do pleito eleitoral do ano passado. “Não é possível calar diante da exceção e do autoritarismo que cresce no país. Não é possível silenciar sobre prisões arbitrárias que calam e segregam inimigos escolhidos”, completou.
Leia a íntegra da Carta Aberta da AJD que pede a anulação da sentença contra Lula CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: